Após relato de Fabi Justus, especialista explica troca de tipo sanguíneo em tratamento
Mudança aconteceu com a filha de Roberto Justus, Fabiana, em meio a tratamento de câncer no sangue
A influenciadora Fabiana Justus contou um fato no mínimo curioso sobre este período em que está tratando uma leucemia: o seu tipo sanguíneo mudou! Antes A-, com a doação da nova medula óssea ela passou a ser A+ devido ao tipo do seu doador. Pensando nisso, a reportagem do portal LeoDias conversou com o hematologista Dr. Daniel Nogueira que explicou detalhadamente sobre o assunto e em quais outros casos pode acontecer o mesmo.
A tipagem sanguínea é uma herança genética, ou seja, cada um nasce com um tipo. “Existem situações especiais em que ele pode mudar, por exemplo, quando uma pessoa é submetida a um transplante halogênico de medula óssea. Nesses casos, quando alguém recebe uma medula óssea diferente, o tipo sanguíneo pode se tornar igual ao do doador”, esclareceu o especialista.
Veja as fotos
Leia Também
Em janeiro deste ano, a filha de Roberto Justus anunciou que estava tratando um câncer no sangue. Ela fez sessões de quimioterapia e meses depois recebeu a medula de um doador.
Há uma situação em que o tipo sanguíneo pode ser alterado temporariamente, que é o caso de transfusões envolvendo grande volume sanguíneo e algumas infecções bacterianas.
“Já em pacientes que recebem grande volumes de transfusão, depende do tempo até o sangue do doador ser completamente substituído pelo sangue do paciente e voltar a apresentar a tipagem sanguínea original. Mas isso é muito raro! O mais comum mesmo é mudar após o transplante de medula óssea”, destacou o hematologista.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.