Hytalo Santos é preso em SP após denúncias de exploração e sexualização infantil Hytalo Santos se pronuncia pela 1ª vez após vídeo de Felca o acusar de sexualizar menores Zé Vaqueiro reage a fake news e defende esposa de acusação de traição Após vídeo de Felca, Câmara debate 35 projetos sobre exploração infantil
Hytalo Santos é preso em SP após denúncias de exploração e sexualização infantil Hytalo Santos se pronuncia pela 1ª vez após vídeo de Felca o acusar de sexualizar menores Zé Vaqueiro reage a fake news e defende esposa de acusação de traição Após vídeo de Felca, Câmara debate 35 projetos sobre exploração infantil

Colgate retira pasta de dente do mercado após centenas de queixas de alergia

A empresa decidiu encerrar a produção da versão reformulada do creme dental após investigações da Anvisa

Whatsapp telegram facebook twitter

          A Colgate-Palmolive comunicou oficialmente a retirada do creme dental Colgate Total Prevenção Ativa Clean Mint de seu portfólio. A decisão acontece em meio a uma crescente onda de denúncias de consumidores sobre reações adversas, como ardência, feridas na boca e inflamações. Desde o início do ano, os casos passaram de 13 para mais de 1.200 notificações registradas pela Anvisa até maio.

          A fórmula do Clean Mint foi alterada em julho de 2024, substituindo o fluoreto de sódio por fluoreto de estanho. Mas, a nova composição também incluía aromatizantes derivados de óleos essenciais e outros aditivos, apontados como potenciais causadores das reações relatadas.

          Veja as fotos

          Reprodução: Montagem/Portal LeoDias
          Anvisa proíbe vendas de nova linha da Colgate, entendaReprodução: Montagem/Portal LeoDias
          Reprodução: Instagram/Colgate Brasil
          Segundo a empresa, a decisão da Anvisa não implica no pronto recolhimento do produto em farmácias e mercadosReprodução: Instagram/Colgate Brasil
          Reprodução: X
          Um dos usuários do X relata que sofreu com o uso da pastaReprodução: X

          Em março, a Anvisa decidiu suspender temporariamente a venda do produto por 90 dias. A Colgate recorreu e conseguiu, inicialmente, manter a comercialização. Porém, diante do aumento das reclamações e da gravidade dos sintomas como dificuldades de fala, alimentação e até sofrimento emocional, a agência optou por restabelecer a proibição.

          Entre os sintomas mais comuns relatados por usuários estão queimação bucal, dor, inflamação gengival, inchaço nos lábios e aftas recorrentes. Houve também registros de fissuras, sangramentos e desconfortos que exigiram intervenção médica e causaram prejuízos à rotina dos consumidores.

          Apesar das queixas, a Colgate reforça que o produto passou por testes rigorosos e foi aprovado por órgãos reguladores internacionais. A empresa também afirma que segue investigando, em conjunto com a Anvisa, se o problema está nos aromatizantes, corantes ou em outro componente da nova fórmula.

          A marca disponibilizou canais de atendimento para consumidores insatisfeitos, oferecendo a substituição do produto. Em nota oficial da companhia obtida pelo portal LeoDias em março, quando as reclamações estouraram, a Colgate Brasil reforçou o compromisso com a qualidade e segurança dos produtos. Além disso, reforçou a recomendação de interromper o uso imediatamente caso haja qualquer tipo de desconforto e procurar orientação odontológica.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter