Homens investem em rejuvenescimento facial e corporal no Mês dos Pais
Em entrevista ao portal LeoDias, o cirurgião plástico Fernando Bianco revela que pais entre 40 e 60 anos têm buscado cada vez mais procedimentos estéticos para aumentar a confiança e renovar a imagem

Comemorado neste domingo (10/8), o Dia dos Pais tem ganhado um novo significado para muitos homens. Em vez de esperar presentes tradicionais, uma parcela crescente de pais tem escolhido investir em autoestima e cuidados pessoais — especialmente por meio de procedimentos estéticos. Ao portal LeoDias, o cirurgião plástico Fernando Bianco, especialista em procedimentos masculinos, informa que entre os mais procurados estão a harmonização facial e as técnicas corporais que ajudam a definir contornos de forma mais natural e discreta.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), divulgados em 2024, os homens já representam cerca de 30% do público atendido em clínicas especializadas. A busca por rejuvenescimento facial e corporal tem aumentado, refletindo o desejo de alinhar a aparência a um estilo de vida mais ativo e moderno.
Veja as fotos
Leia Também
“Os procedimentos mais buscados hoje são em ordem. Primeiro, a blefaroplastia, retirada de pele e bolsa das pálpebras, com o intuito de retirar o olhar de cansaço e rejuvenescimento, que é uma cirurgia que fica em torno de 25 a 35 mil reais. Depois vem a Lipo HD, com ou sem definição, que é uma cirurgia que varia de 45 até 70 mil reais. E a terceira cirurgia, após as canetas emagrecedoras, principalmente Monjaro, é a cirurgia de abdominoplastia com lipospiração, que varia a partir de 50 até 75 mil reais”, conta Bianco.
O especialista explica que é cada vez mais comum ouvir dos pacientes frases como: “Quero parecer menos cansado”, “Quero um visual mais leve, mas sem mudanças óbvias” e “Quero melhorar meu contorno facial e corporal, mas com naturalidade”. Segundo ele, os homens estão, de fato, mais atentos à aparência, mas preferem intervenções discretas. “Eles estão mais vaidosos, sim, mas valorizam resultados sutis, que respeitem suas características individuais”, ressalta.
Na harmonização facial, por exemplo, o tratamento vai além do preenchimento de rugas: são aplicadas técnicas para redefinir o contorno do maxilar, suavizar sulcos e rugas, levantar o olhar e devolver volume a áreas como as maçãs do rosto e o queixo. “Essas intervenções trazem mais vigor e frescor à aparência, sem exageros. O equilíbrio entre identidade e rejuvenescimento é o que eles mais procuram”, diz o médico.
“Marco simbólico para essa transformação”
Para o corpo, além das técnicas para melhorar definição e contornos, o foco, ainda de acordo com o cirurgião plástico, está em tratamentos que realcem a musculatura e valorizem a silhueta, sempre respeitando o estilo de vida e a rotina saudável do paciente.
“Mais do que a estética, o que leva muitos pais a buscarem esses cuidados é a vontade de resgatar a autoestima e a autoconfiança. Muitos estão passando por momentos de transição pessoal, como mudanças profissionais ou fases de vida importantes, e usam o mês dos pais como um marco simbólico para essa transformação”, comenta Fernando Bianco.
Além disso, a desconstrução de antigos tabus sobre a vaidade masculina tem sido fundamental para esse crescimento. “Hoje, cuidar da aparência é entendido como uma extensão do cuidado com a saúde física e mental. O homem moderno percebe que envelhecer bem exige atitude, e esses pais estão mostrando exatamente isso”, finaliza o especialista.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.