Morango do Amor: dentistas alertam riscos que o doce pode causar à saúde bucal
Segundo o Conselho Federal de Odontologia, o doce pode ser "perigoso" para quem usa aparelhos ortodônticos e próteses dentárias

O morango do amor se tornou um verdadeiro sucesso e um dos doces mais virais dos últimos tempos. Mas você sabia que o queridinho do momento pode prejudicar a sua saúde bucal? O portal LeoDias conversou com especialistas que alertaram sobre os riscos da mistura de casquinha de caramelo crocante, brigadeiro e fruta.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) emitiu um comunicado para alertar sobre riscos no consumo de morango do amor. Segundo o órgão, o doce pode ser “perigoso” para quem usa aparelhos ortodônticos e próteses dentárias.
Veja as fotos
De acordo com a dentista Ilana Marques, o doce viral pode causar fratura dentária: “Não é o morango que representa o risco, e sim a casquinha de caramelo que o envolve. Um erro de cálculo no preparo do açúcar pode fazer com que o caramelo endureça mais do que o ideal, formando uma crosta extremamente rígida. Ao morder essa superfície dura, especialmente com os dentes da frente, há risco de trincas, fraturas ou até perda de restaurações antigas”, esclareceu.
A especialista ressaltou que pacientes que usam facetas ou próteses devem ter cuidado no consumo: “Facetas, próteses e lentes de contato dentais são estruturas delicadas e não foram feitas para suportar impacto direto contra alimentos muito duros. O caramelo excessivamente rígido pode causar danos irreversíveis, inclusive arrancar dispositivos da boca ao grudar neles. O ideal é evitar morder diretamente o doce e, se for consumir, cortá-lo em pedaços pequenos e mastigar com os dentes posteriores — sempre com cautela”, pontuou.
Além do dano estético, o morango do amor pode causar outros problemas nos dentes: “A casquinha de açúcar é rica em sacarose e bastante aderente ao esmalte dental, o que favorece o acúmulo de placa e aumenta o risco de cárie e desmineralização. Se não houver escovação adequada após o consumo, a exposição repetida ao açúcar pode levar ao desgaste do esmalte e à sensibilidade dentária. Por isso, o ideal é consumir com moderação e sempre comer um alimento neutralizador antes e manter uma boa higiene bucal, principalmente com fio dental, escova macia e creme dental fluoretado”, destacou Ilana Marques.
Já o dentista Vanderson Beligoli orientou que as pessoas que se sentem inseguras ao comer o doce, devem cortar com faca em pedaços menores. Mas depois do consumo, a higienização da boca é fundamental: “O morango do amor é um doce cheio de açúcar, ideal comer o doce e fazer a higiene dental”, disse o profissional de saúde bucal.
Por fim, Beligoli afirmou que tudo além da conta pode trazer prejuízos à saúde e o equilíbrio é fundamental: “Não deixe de comer seu docinho, sem cometer excessos. Coma seu doce na hora que tiver vontade! Só tome cuidado que você for um paciente ortodôntico ou que usa algum tipo de prótese dentária”, finalizou o dentista.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.