Saúde bucal em dia: especialista lista o que fazer para ter dentes saudáveis
O entrevistado da reportagem do portal LeoDias, o dentista Anderson Bernal, também esclareceu alguns mitos envolvendo a saúde dos dentes

A reportagem do portal LeoDias conversou com o dentista Anderson Bernal, que deu dicas do que fazer e do que não fazer para manter uma boa saúde bucal. Ele também esclareceu alguns mitos, como o uso de palito de dente, bicarbonato de sódio para branquear, entre outros.
“Escovar os dentes 3 vezes ao dia, principalmente após as refeições e antes de dormir; usar fio dental diariamente; visitar o dentista a cada 6 meses; usar creme dental com flúor; ter uma alimentação equilibrada, com baixo consumo de açúcares e se atentar quanto à hidratação adequada (saliva protege os dentes)”, recomendou o Dr. sobre uma saúde bucal plena.
Veja as fotos
Para complementar, o especialista sugeriu que seja evitado o excesso de açúcar, carboidratos simples e bebidas ácidas (refrigerantes, sucos cítricos em excesso). Excesso de cigarro e álcool também não é bom, assim como usar os dentes como “ferramenta” (para abrir objetos, roer unhas) e falta de rotina preventiva (ir ao dentista só quando dói).
Mito ou verdade?
É verdade que palito de dente não deve ser usado?
Segundo o profissional de saúde, é verdade que o palito de dente não deve ser usado, porque machuca a gengiva, afasta os dentes e pode empurrar resíduos para dentro da gengiva. A melhor opção é o fio dental e escovas interdentais (em alguns casos).
Pode usar bicarbonato de sódio para “branquear” os dentes?
“Não é recomendado. O bicarbonato é abrasivo, desgasta o esmalte do dente com o tempo. Pode causar sensibilidade e deixar os dentes mais amarelos, por exposição da dentina. Clareamento seguro e eficaz deve ser feito com produtos odontológicos sob supervisão profissional”, esclareceu.
Existe limite de vezes para escovar os dentes?
De acordo com o dentista, sim. Escovar mais que 4 vezes ao dia pode desgastar o esmalte e causar retração gengival, principalmente se houver excesso de força ou escova dura. “Escove bem, mas com técnica suave e com escova de cerdas macias”, orientou.
É importante que o paciente procure um dentista de 6 em 6 meses, já que o tártaro, por exemplo, pode aparecer em locais que a pessoa não consegue ver. Caso não seja retirado, ele pode causar inflamação gengival (gengivite), evoluindo para uma periodontite. Há perda óssea e de suporte dos dentes, podendo gerar mobilidade dos dentes e perda dentária. Também pode ser causa de mal hálito constante e sangramentos gengivais.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.