O que é cerclagem? Cirurgia foi realizada por Ary Mirelle, esposa de João Gomes
Silvia Eurides Soares Veiga, Ginecologista e Obstetra pela Valsa Saúde, explica o que é insuficiência istmocervical (ICI) e como é realizada a cirurgia de cerclagem cervical

Ary Mirelle, esposa do cantor João Gomes, realizou nesta terça-feira (1º/4) uma cirurgia conhecida como cerclagem cervical, que já havia feito durante a gestação do primeiro filho.
Agora à espera do segundo bebê, Ary compartilhou nas redes sociais que realizou o procedimento novamente, mas alguns internautas ficaram intrigados com a situação. Você sabe o que é cerclagem? Entenda tudo a partir de agora.
Veja as fotos
Ary afirmou que tem uma condição chamada insuficiência istmocervical (ICI), ou seja, seu útero não consegue suportar o peso do bebê, o que acaba facilitando um caso de parto prematuro ou até um aborto.
O Portal LeoDias ouviu a médica Silvia Eurides Soares Veiga, Ginecologista e Obstetra pela Valsa Saúde, para esclarecer as dúvidas acerca da cerclagem cervical, que pode ser um meio necessário para garantir uma gestação segura também para outras mulheres.
“A cirurgia deve ser realizada entre 12 e 14 semanas de gravidez, após a Ultrassonografia revelar um feto vivo e sem anomalias. Também pode ser indicada pelo exame de ultrassonografia, em colos uterinos menores que 25mm, entre 16 e 24 semanas de gestação. E existe a cerclagem de emergência, indicada até 24 semanas, em pacientes com dilatação do colo uterino maior que 4cm”, esclarece a médica.
Sobre a realização do procedimento cirúrgico, Silvia revela: “a cerclagem consiste em uma sutura do colo uterino, para fortalecer o útero e para evitar o parto prematuro. É feita em ambiente Hospitalar, no Centro Cirúrgico, com anestesia geral venosa e sedação, ou anestesia peridural. Assim, com a sutura o colo do útero fica fechado e a paciente pode levar a gestação até o tempo ideal”.
A cerclagem é um procedimento considerado simples e seguro para a medicina, mas a especialista alerta para a necessidade de repouso após a operação. “É um procedimento seguro, mas é uma cirurgia. A paciente deve manter repouso relativo no pós operatório imediato, seguindo às orientações médicas, mas segue com sua vida normal. Nós tiramos os pontos com 36 ou 37 semanas, já no fim da gestação, para que a paciente realize o parto”, conclui.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.