Pai de Carlinhos: especialista destaca avanço da medicina sobre câncer de pâncreas
Jorge Abissamra Filho, médico referência em oncologia, atuante no Hospital Santa Clara, tira dúvidas sobre o tema
A reportagem do portal LeoDias conversou com Jorge Abissamra Filho, médico referência em oncologia, atuante no Hospital Santa Clara, que tirou sobre câncer de pâncreas, diagnóstico no caso do pai de Carlinhos Maia, o Sr. Virgílio. O especialista informou que os riscos mais comuns para o desenvolvimento da doença são obesidade, pancreatite crônica, diabetes e tabagismo, mas o avanço da medicina já é bastante eficaz no assunto.
Abissamra informa que o câncer de pâncreas geralmente é uma doença silenciosa, porém alguns pacientes podem apresentar diagnóstico recente de diabetes, icterícia (amarelão), perda de peso, urina escuro e fezes esbranquiçadas como sintomas.
Veja as fotos
“O diagnóstico é feito através de uma biópsia, devemos realizar também exames de imagem como ressonância e tomografias para avaliar o tamanho da lesão e onde ela esta localizada, e exames laboratoriais com marcadores tumorais e função hepática”, explica ele.
As opções de tratamento podem ser cirúrgicas, esclarece ele. “Quando a doença é passível de ressecção e quimioterapias, seja para controlar a lesão, diminuir antes de operar ou evitar que ela retorne.”
Mais do tratamento e como a medicina tem avançado nesse aspecto
“As principais dificuldades são em relação ao diagnóstico, visto que é uma doença silenciosa e quando dá sintomas já está em estágios avançados, a dificuldade em acessar a lesão para biópsia é o controle da doença metastático, visto que é uma Patologia de grande agressividade e que não tem uma resposta duradoura a quimioterapia. A medicina tem pesquisado alterações precursoras à doença e tratamentos mais eficazes a doença metastática.”
Como a alimentação e o estilo de vida podem impactar o prognóstico e a gestão do câncer de pâncreas?
“A alimentação e o estilo de vida são fundamentais, visto que eles são fatores de risco para a doença. Uma vida mais saudável e equilibrada pode ajudar a evitar a doença e ter melhores respostas ao tratamento.”
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.