Sobrou da Páscoa? Veja benefícios do chocolate além do sabor
O queridinho da Páscoa também pode ser inimigo das cólicas e TPM e grande aliado do bem-estar

Caso você tenha tido uma Páscoa farta neste ano, e agora está rodeada de chocolate ameaçando sua dieta, fique tranquila. Com moderação, o queridinho do feriado pode trazer vários benefícios para o funcionamento do organismo, bem-estar e humor.
Confira as dicas e conselhos da ginecologista Fernanda Torras, e conhece segredos do chocolate que talvez você ainda não saiba.
Veja as fotos
1. Uma fileirinha por dia não faz tão mal
Com moderação e seletividade, até mesmo o chocolate pode ser incluído no dia a dia da sua dieta.
Segundo Torras, 25g de chocolate amargo – equivalente a uma fileira de uma barra de chocolate comum de mercado – por dia pode ser suficiente para obter os benefícios do cacau sem os efeitos negativos dos excessos, como aumento de calorias, gorduras saturaras e açúcar.
2. Felicidade em pequenos pedaços
Além de ser delicioso, o chocolate com altas concentrações de cacau – chocolate amargo e acima de 70% – podem favorecer o bem-estar, e inclusive ajudar a dar uma levantada no humo e na autoestima.
“Em pequenas quantidades, o chocolate amargo estimula os neurotransmissores do prazer, como a serotonina e dopamina, promovendo uma sensação de bem-estar emocional e alívio da tensão”, disse a especialista.
3. Inimigo da cólica e da TPM
Dizer que chocolate é bom para períodos de TPM e durante o ciclo menstrual não é só clichê: tem sim embasamento científico.
Chocolates com altas porcentagens de cacau podem ser poderosos aliados para aliviar os sintomas que se fortificam nesse período, como:
- Alivia a irritabilidade e cólicas;
- Reduz a tensão e ansiedade;
- Aliviar as “ondas de calor”;
- Auxiliar nas oscilação de humor;
- Estimular o desejo sexual e a libido; e
- Traz sensação de prazer e conforto.
4. Bom para o coração
Bom para o paladar e para o humor, as altas concentrações de cacau no chocolate também pode inclusive ser boas para o coração.
Chocolates entre 70% e 85% de cacau, por serem ricos em magnésio e outros antioxidantes podem melhorar a circulação sanguínea, reduzir inflamações e ser aliado contra doenças metabólicas e cardiovasculares.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.