“Posso estar de cabelo descolorido ou de paletó na ONU”, diz João Campos ao rebater título de “prefeito TikTok”
Ao responder sobre o título, João Campos utilizou uma recente experiência pessoal para ilustrar sua visão sobre o papel dos gestores públicos na era digital
Reeleito como prefeito de Recife, Pernambuco, João Campos participou do programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira (28/10), onde respondeu a questões sobre sua gestão da capital pernambucana e rebateu o título de “prefeito TikTok”, citado pela jornalista Betânia Santana, da Folha de Pernambuco, durante a sabatina. O termo faz referência ao conteúdo descontraído compartilhado por Campos nas redes sociais e sua grande popularidade nacional, impulsionada por uma presença marcante nas plataformas digitais.
Ao responder sobre o título, o prefeito utilizou uma recente experiência pessoal para ilustrar sua visão sobre o papel dos gestores públicos na era digital. “O que eu acho, já que você falou sobre a dancinha e sobre eu ter descolorido o cabelo, eu acho que as pessoas esperam de um prefeito ou de um político hoje é aquele que tenha a capacidade de numa quinta-feira, na véspera de Carnaval, descolorir o cabelo, que foi o que eu fiz, nevei o cabelo pela primeira vez, não sabia nem como funcionava, mas fiz isso, descolori o cabelo. Na quinta-feira seguinte, 7 dias depois, eu estava de paletó e gravata na Assembleia Geral da ONU recebendo o maior prêmio de gestão pública do mundo. Com o cabelo meio feio, meio acaju, meio pintado, mas eu estava lá, na ONU”, declarou.
Veja as fotos
Para Campos, é fundamental que a política inclua lideranças que saibam transitar entre diferentes contextos, do popular ao diplomático, representando a diversidade de uma cidade. “Então, a política precisa ter alguém que possa nevar o cabelo e que possa ir na Assembleia Geral da ONU sendo a mesma pessoa. Que possa dialogar com esses dois mundos, porque a cidade não é feita só de quem pensa igual. Recebemos o maior prêmio de gestão pública do mundo na ONU, pelo Compass, que é a maior política pública de redução de desigualdade e combate de violência, então isso é o que a política precisa fazer”, enfatizou o prefeito.
Campos destacou ainda que um gestor moderno pode combinar diferentes interesses e atitudes, sem que uma preferência exclua a outra. “Se você gosta de uma coisa, não impede que você goste de outra completamente diferente, e você pode colocar essas duas coisas na mesma mesa”, completou, reforçando a defesa de um estilo de gestão que mescla formalidade e leveza para se comunicar com a população.
A postura de Campos nas redes sociais tem gerado engajamento, especialmente entre jovens, mas também provoca críticas de quem acredita que o estilo poderia comprometer a seriedade da função pública. O prefeito, porém, acredita que essa popularidade digital não o desvia do foco em pautas de gestão, como demonstrado pelo reconhecimento recebido na ONU.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.