Ao vivo
A LeoDias TV tem Daniela Beyruti na estreia do Programa Flávio Ricco Bárbara Evans se pronuncia sobre comentários da mãe: “Disse para eu sumir da vida dela”
A LeoDias TV tem Daniela Beyruti na estreia do Programa Flávio Ricco Bárbara Evans se pronuncia sobre comentários da mãe: “Disse para eu sumir da vida dela”

Quem é a mulher que tirou Oscar de Montenegro e ameaça prêmio de Fernanda Torres

Professor de cinema e publicitário explica como funcionam as grandes campanhas para o Oscar

Whatsapp telegram facebook twitter

          Em 1999, a publicitária Lisa Taback foi gerente da campanha ao Oscar de “Shakespeare Apaixonado”, que tirou o Oscar de Melhor Atriz de Fernanda Montenegro. Quase 30 anos depois, Taback, que agora lidera a campanha de “Emília Pérez”, almeja o mesmo prêmio, desta vez disputado por Fernanda Torres.

          Para entender o quão disputadas são e o quanto está envolvido nessas premiações, o Portal LeoDias conversou com o professor de cinema Márcio Rodrigo, que conta os bastidores da corrida do Oscar de 2025.

          Veja as fotos

          Divulgação
          Lisa Taback, gerente de campanha da Netflix para premiaçõesDivulgação
          Divulgação
          Fernanda Montenegro e Fernanda TorresDivulgação
          Reprodução
          Reprodução
          BBC/Reprodução
          Fernanda Montenegro no Oscar de 1999BBC/Reprodução
          Reprodução/ Folha de S. Paulo/ Globo de Ouro
          Atriz de "Emília Pérez" acusa equipe de Fernanda TorresReprodução/ Folha de S. Paulo/ Globo de Ouro
          Jeff Kravitz/FilmMagic)
          Fernanda Torres com Globo de OuroJeff Kravitz/FilmMagic)
          Reprodução
          Reprodução
          fernanda torres fernanda montenegro oscar

          Durante o Oscar de 1999, Lisa Taback esteve envolvida na campanha tanto de “Shakespeare Apaixonado” e “A Vida É Bela”, ambos filmes que venceram as mesmas categorias em que concorria “Central do Brasil”, estrelado por Montenegro e dirigido por Walter Salles, que também é diretor de “Ainda Estou Aqui”.

          Com uma bagagem invejável no circuito de premiações e acusações de jogo sujo durante a campanha do Oscar de 1999, hoje Taback trabalha na Netflix como gerente de campanha em premiações. E é justamente ela que lidera a campanha de “Emília Perez”.

          O professor de cinema da ESPM, Márcio Rodrigo, explica que os gerentes de campanha são peças antigas e valiosas no “tabuleiro do Oscar”, e esclareceu como funciona este “jogo” de influência e, acima de tudo, marketing.

          ”A gente às vezes esquece que, na verdade, o Oscar é um grande prêmio de marketing envolto nessa embalagem maravilhosa que é a arte cinematográfica. Então tudo é resultado de um grande planejamento estratégico desses profissionais, que usam a mídia e as relações públicas para conquistar os votos durante a premiação”, explica.

          Mesmo com todo esse planejamento para arrecadação de votos dos membros da Academia – críticos, atores, cineastas… – Rodrigo diz que em uma corrida do Oscar tudo ainda é muito imprevisível, e cada segundo conta.

          “Há um mês quando saíram as indicações, se dava como certo a vitória de Karla Sofia Gáscon [na categoria de Melhor Atriz]. E de repente há uma nuvem de polêmicas que em um segundo mudou todo o tabuleiro do jogo”, argumenta.

          A genialidade da campanha de “Ainda Estou Aqui”

          Márcio Rodrigo lembra ainda que também há profissionais por trás da campanha de “Ainda Estou Aqui” para o Oscar, e que aprenderam muito com os erros de “Central do Brasil” em 1999.

          “A Fernanda Torres se tornou a embaixadora do filme e uma coisa extremamente vantajosa é que ela fala extremamente bem o inglês e se comunica muito bem com todos os jornalistas e toda a comunidade cinematográfica nos Estados Unidos”, disse.

          Por esses motivos, Rodrigo acredita que das três indicações de “Ainda Estou Aqui”, o filme tem grandes chances de levar o prêmio de “Melhor Filme Estrangeiro”.

          E embora ainda acredite que Demi Moore possa ter mais aceitação entre os votantes do Oscar, Rodrigo acredita que Fernanda Torres é sim uma das grandes favoritas para levar a estatueta no dia 2 de março.

          “Não é por acaso toda essa peregrinação em programas importantes da televisão dos Estados Unidos, sessões de fotos e que grandes veículos, como o Washington Post, indiquem Fernanda como favorita da premiação”, concluiu.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter