Ao vivo
“Extrema e ilegal”: defesa da mãe de Deolane peita a Justiça com agravo regimental Após duas negativas do STJ, Deolane terá liberdade julgada por 3 desembargadores Globo tem dificuldade em contabilizar audiência de novelas no streaming Ex-mulher de ídolo do Corinthians expõe traição: “Peguei na cama com outra”
“Extrema e ilegal”: defesa da mãe de Deolane peita a Justiça com agravo regimental Após duas negativas do STJ, Deolane terá liberdade julgada por 3 desembargadores Globo tem dificuldade em contabilizar audiência de novelas no streaming Ex-mulher de ídolo do Corinthians expõe traição: “Peguei na cama com outra”

Sem depoimento de Anielle Franco, Silvio Almeida ainda seria ministro? Outras denúncias não valem?

O Tribunal Superior de Trabalho recebe cerca de 220 denúncias de assédio moral e/ou sexual por dia. Quantas delas são desacreditadas?

O agora ex-ministro dos Direitos Humanos do Governo Lula (PT), Silvio Almeida, será investigado por assédio sexual. Como acontece em muitos casos, quando a primeira atitude é desqualificar a denúncia e atacar o denunciante, o ex-ministro chegou a ameaçar de processo o movimento “Me Too” [do inglês “Eu também”] após as denúncias serem vazadas. 

Mas antes de seguir, vamos explicar melhor o que é isso? O movimento, criado em 2006, partiu de uma hashtag que tinha como objetivo ajudar mulheres a denunciarem casos de assédio, incluindo sexual. Ele ficou mais conhecido em 2017, quando muitas atrizes se uniram para denunciar o produtor de Hollywood Harvey Weinstein e se expandiu até ter um braço próprio no Brasil.

Pois bem, foi a parte brasileira da organização que auxilia mulheres mundo a fora que, acredite, recebeu a ameaça de processo, em meio a quantidade de vezes que Silvio Almeida negou qualquer uma das acusações.

Aliás, o ex-ministro só teve sua demissão feita após o depoimento da ministra da Igualdade Racial Aniele Franco confirmando a história publicamente. Será mesmo que era preciso uma delas vir a público para tamanha exposição? Infelizmente, talvez as outras 14 mulheres que fizeram denúncias anônimas não seriam acolhidas sem o peso da palavra da ministra e a pressão do caso na mídia.

Nós do Portal Leo Dias, nos solidarizamos com todas as vítimas e apoiamos todos os movimentos como o “Me Too”, que denunciam essa violência contra a mulher. Infelizmente, segundo o G1, em 2023, o Tribunal Superior do Trabalho registrava uma média de 220 processos de assédio moral e/ou sexual por dia. É o mesmo que uma denúncia a cada 6,5 minutos. Será que essas vítimas também precisam expor um momento tão delicado da vida e falarem sobre para todos os cantos para serem acreditadas? A gente espera que não.

A tentativa de descredibilizar ou desqualificar tanto a vítima como movimentos que denunciam os tipos de violência contra a mulher deve ser repudiada. O processo legal deve ser sempre respeitado. É justamente por isso que o fórum é adequado para a defesa e provas apresentar sua versão, mas atacar a vítima nunca será a solução para alegar sua inocência.

São várias mulheres que tomaram coragem de denunciar, outras milhares de mulheres diariamente são vítimas de abusos e não denunciam por medo, por isso uma rede de apoio a vítima é tão importante e deve ser apoiada.

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.