Felca vence ações contra redes sociais e processa mais de 200 perfis por difamação Mirela Janis acusa mulher de seu convívio de traição e “roubo milionário”: “Considerava mãe” Sidney Oliveira, fundador da Ultrafarma, é preso em operação contra esquema bilionário de propina Diretor da Fast Shop é um dos presos em operação que investiga esquema bilionário
Felca vence ações contra redes sociais e processa mais de 200 perfis por difamação Mirela Janis acusa mulher de seu convívio de traição e “roubo milionário”: “Considerava mãe” Sidney Oliveira, fundador da Ultrafarma, é preso em operação contra esquema bilionário de propina Diretor da Fast Shop é um dos presos em operação que investiga esquema bilionário

Como é julgado o Festival de Parintins: Critérios, jurados e notas

Reunindo competição e festa, o tradicional evento avalia performance artística, com estrutura reforçada em segurança e atrações

Whatsapp telegram facebook twitter

          A partir desta sexta-feira (27/6) até domingo (29/6), acontece o tão esperado Festival Folclórico de Parintins, na Ilha Tupinambarana, no Amazonas. A capacidade do Bumbódromo, local onde será celebrado o evento, é avaliada em cerca de 35 mil pessoas. A disputa envolve os bois Garantido e Caprichoso, com apresentações de até duas horas e trinta minutos por noite. E o portal LeoDias te explica como funciona a acirrada disputa e quais são os critérios de avaliação.

          A performance é avaliada com base em 21 itens, divididos em três grandes blocos, que são: bloco A, na área musical, com apresentador, levantador de toadas, batucada e marujada; bloco B, na área cênica e coreográfica, com ritual indígena, porta-bandeira, evolução do boi; e bloco C, na área artística, com lendas, alegorias, coreografia, participação da plateia e organização geral.

          Veja as fotos

          Foto: Mauro Neto/Secretaria de Comunicação do Amazonas
          Isabelle Nogueira durante sua apresentação no Festival de ParintinsFoto: Mauro Neto/Secretaria de Comunicação do Amazonas
          Divulgação: Secretaria de Comunicação do Amazonas
          Boi GarantidoDivulgação: Secretaria de Comunicação do Amazonas
          Divulgação: Facebook/PrincedoCaprichoso
          Boi CaprichosoDivulgação: Facebook/PrincedoCaprichoso
          Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
          Festival de ParintinsFoto: Fernando Frazão/Agência Brasil
          Foto: Yasmin Cadore
          Isabelle Nogueira como cunhã-poranga do Boi Garantido no Festival de ParintinsFoto: Yasmin Cadore
          Reprodução
          Festival de ParintinsReprodução

          A comissão julgadora conta com dez jurados, sendo um presidente e mais três por bloco, vindos de regiões fora da Amazônia, com formação acadêmica ou com extenso saber folclórico. As notas são somadas após o último dia e lidas publicamente na segunda-feira seguinte, segundo a Secretaria de Cultura de Manaus.

          Quanto à estrutura de atendimento, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas liberou o Bumbódromo após vistoria nos sistemas de prevenção de incêndio, hidrantes, rotas de fuga e sinalização. Serão 165 bombeiros mobilizados, com simulados de salvamento e atendimento pré-hospitalar na arena e em áreas aquáticas.

          Na área da saúde e emergências, serão disponibilizadas equipes médicas e socorristas treinados, inclusive no aeroporto Julio Belém. Se houver necessidade para vítimas graves, também haverá equipe de atendimento rápido.

          Atrações

          Além de assistir ao duelo dos bois, o festival oferece:

          • Tour pelos bastidores, que é agendado pelo portal Cultura do Amazonas dos dias 25 a 28 de junho. Nesses dias, quatro grupos de pessoas visitam cenários e ensaios internos, além de uma apresentação dos estudantes do Liceu Santoro.
          • Eventos paralelos, como o Trio Panavueiro, com show de rua diurno; o Panavueiro Fest, com transmissão ao vivo, barraquinhas e palco cultural; e exposições de arte urbana.
          • Culinária tradicional, com destaque para tacacá, caldeirada de bodó, tapioca colorida nos tons dos bois e barracas locais. Os guias turísticos recomendam levar dinheiro em espécie por conta da instabilidade nos pagamentos eletrônicos.
          • Transporte e hospedagem, com opções que vão de barcos-hotel a voadeiras expressas; ou voos extras. Hospedagens incluem barcos, pousadas e casas de moradores.

          Critérios de avaliação detalhados

          Segundo a Secretaria de Cultura de Manaus, o apresentador, o levantador de toadas e a marujada ou batucada são avaliados por domínio de palco, afinação, ritmo e participação.

          Quanto aos rituais indígenas, elementos folclóricos e a história do boi-bumbá são julgados por fidelidade cultural, expressão cênica e impacto visual.

          A coreografia, os figurinos, e a organização geral entram no bloco artístico, com atenção à sincronia, coerência narrativa e envolvimento coletivo.

          Impacto econômico e cultural

          O evento é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural do Brasil desde 1965 e recebe cerca de 120 mil turistas.

          Segundo o prefeito de Parintins, Mateus Assayag, o evento gera mais de 20 mil empregos diretos e indiretos e movimenta mais de R$100 milhões na economia local e da região. Além disso, mais de R$7 milhões devem ser injetados na infraestrutura e apoio neste ano.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter