Abel usa expressão xenofóbica ao falar sobre o Palmeiras e é detonado
O treinador português, que já foi alvo de xenofobia no Brasil, acabou sendo infeliz ao usar fala xenofóbica sobre os indígenas
O Palmeiras venceu o Atlético-GO pelo Brasileirão, na noite da última quinta-feira (12/7) e Abel Ferreira, na hora de analisar a atuação de seu time, acabou usando uma expressão xenofóbica contra os indígenas, que viralizou nas redes sociais e rendeu diversas críticas.
O treinador português, em entrevista coletiva após a partida, explicava como os defensores e volantes do Palmeiras atuavam bem taticamente para “equilibrar a equipe a dar liberdade aos da frente para atacar”.
“Isso não é uma equipe de índios. Há uma organização e dentro dessa organização há liberdade para eles criarem, para se ligarem e há princípios de jogo que nós temos, um deles é o equilíbrio, e o Aníbal é um desses pêndulos, esse motorzinho, que não só tem como tarefa ser a primeira cobertura, como também ligar jogo e pôr a equipe a jogar”, disse o técnico português.
O crime de xenofobia está previsto na “Lei do Racismo” (9.459/97), que pune com multa ou até reclusão de três anos os casos de “discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”, relembraram internautas.
Veja as fotos
Abel e a xenofobia
Com a repercussão grande de sua fala, Abel Ferreira se manifestou rapidamente, por meio de sua assessoria:
“Vivo e trabalho no Brasil desde 2020 e tenho profundo respeito por todos os brasileiros. As pessoas já conhecem o meu caráter, as minhas condutas e as minhas ações sociais. Sabem também que eu repudio por completo toda forma de preconceito”, declarou o português, em nota.
Em março deste ano, Abel foi alvo de xenofobia, no clássico contra o arquirrival São Paulo. Em confusão após o jogo, o diretor Carlos Belmonte, do tricolor paulista, xingou o treinador de “português de merd*”. O Palmeiras chegou a soltar uma nota repudiando a fala e prometendo tomar as “medidas legais” sobre o caso.
“Não há justificativa para as palavras baixas e preconceituosas escolhidas pelo dirigente são-paulino com o intuito de depreciar um profissional íntegro e vitorioso, que vive no Brasil há mais de três anos”.
Palmeiras divide a liderança com Botafogo
Dentro de campo, o Palmeiras venceu o Atlético-GO de virada, por 3 a 1, com mais um show da dupla Raphael Veiga e Estevão – cada um marcou um dos gols; Flaco López fez o outro.
O Porco chegou a assumir a liderança, mas foi ultrapassado pelo Botafogo, que venceu o Vitória fora de casa, por 1 a 0. Cariocas e paulistas estão empatados em pontos, vitórias e no saldo de gols, com o “biriba” ficando com o primeiro lugar por conta de mais gols marcados – 27 a 25 -.
Botafogo e Palmeiras vão entrar em campo em duelo direto na próxima quarta-feira (17/7), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, reeditando a rivalidade do ano passado.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.