Agora vice-líder, Botafogo contratou estudo para analisar possíveis “manipulações” no Brasileirão
Segundo estudo, Botafogo teria 10 pontos a mais na competição
Com jogos atrasados sendo disputados, inclusive o empate entre Botafogo e Fortaleza, os asteriscos no Brasileirão acabaram. Agora todos os times tem o mesmo número de jogos e o líder é o Palmeiras, porém, segundo estudo contratado pelo gestor do clube carioca, a situação não é bem assim e os erros de arbitragem estariam prejudicando o alvinegro na disputa pelo título.
John Textor, dono da parte majoritária da SAF do Botafogo, foi suspenso preventivamente pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por acusar a CBF de corrupção e roubo, após expulsão de Adryelson contra o Palmeiras. Com isso, o GE divulgou um estudo contratado pelo americano, que analisou diversas partidas do Campeonato Brasileiro.
Se não fosse a arbitragem…
São variadas partidas analisadas pela empresa Good Game!, contratada por Textor. De acordo com o relatório, o alvinegro teria 21 pontos a mais que o atual líder do Brasileirão, o Palmeiras, muito distante do ponto a menos que tem atualmente.
Segundo as conclusões, o Botafogo seria líder com 71 pontos, 10 a mais que os atuais 61. Caso assim fosse, o clube alvinegro poderia conquistar a taça já no próximo final de semana. Já o Palmeiras, teria 13 pontos a menos e, junto aos rivais paulistas, teria 49 pontos.
Jogos analisados
Os relatórios da companhia dividem os acontecimentos do jogo em listas de 15 minutos. Os erros são classificados em linhas amarelas (equívocos pequenos). Contra o Palmeiras, porém, onde Textor ficou marcado por sua entrevista, o placar real não mudaria, segundo o estudo.
Em outros confrontos, foi apontado vários erros contra o Botafogo. No jogo crucial para a mudança de postura do Botafogo, a derrota contra o Flamengo, foi apontado supostos erros nos dois gols marcados pelo rubro-negro.
Contra o Atlético-MG, o gol de Diego Costa anulado foi na época muito contestado e, no estudo, foi apontado como erro grave. Foram apontados vários erros determinantes para as vitórias do Palmeiras, contra Flamengo e Vasco, por exemplo.
A empresa contratada
A Good Game! é uma empresa francesa especializada em checar jogos e fazer análises de lances de arbitragem – como cartões vermelhos, impedimentos e gols anulados -. Foi criada em 2012, depois que os fundadores foram chamados para analisar uma partida de handebol entre Montpellier e Cesson-Sevigné.
Após o relatório, foi concluído que o primeiro time saiu perdendo no intervalo de propósito para que alguns jogadores envolvidos num esquema de aposta ganhassem 250 mil euros.
Posteriormente, a Good Game! passou a auxiliar federações e órgãos esportivos franceses em análises de jogos com suspeita de terem sido manipulados. John Textor conheceu a empresa através do Lyon, um dos clubes de que é dono, que a havia contratado antes da chegada dele.
Veja as fotos
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.