Caos na Arena MRV: Fotógrafo é atingido por bomba na final da Copa do Brasil
Profissional de 67 anos teve de ser levado ao hospital e passará por cirurgia
A tarde de domingo (10/11) terminou com título da Copa do Brasil para o Flamengo, mas também com vexame nas arquibancadas por parte da torcida do Atlético-MG, que atirou todo tipo de artefato no campo após a derrota, sendo que uma bomba atingiu o fotógrafo Nuremberg José Maria, de 67 anos. Ele precisou ser levado ao Hospital João XXIII, em Belo Horizonte (MG).
Presente para cobrir a partida decisiva da Copa do Brasil, o fotógrafo foi atingido no pé e, segundo informações do UOL, ele fraturou três dedos, além de ter alguns cortes e rompimento de tendões. Em imagem divulgada nas redes sociais, Nuremberg aparece com o pé enfaixado. Por causa da lesão no tendão, ele precisará passar por um procedimento cirúrgico.
Veja as fotos
Problemas de segurança
Os tumultos na final da Copa do Brasil começaram antes mesmo da partida, com confusão no lado de fora e tentativa de invasão por parte da torcida do Flamengo. Durante o confronto, torcedores do Galo arremessaram bombas e outros objetos no campo em diversos momentos do jogo, com a situação se complicando assim que o rubro-negro chegou ao gol.
Ao final da partida, foram arremessados copos de cerveja, grades, pedras, bombas e tudo que o torcedor atleticano via na frente. Um artefato explosivo acertou o fotógrafo, que ficou caído na beira do campo, mas não foi atendido e nem socorrido pela ambulância, conforme divulgado pelo UOL.
Ele foi retirado pela arquibancada, ajudado por uma brigadista que o ajudou a se locomover em meio a confusão. O colega de profissão de Nuremberg, o fotógrafo Pedro Vale, registrou o momento.
O jornal “O Tempo” havia divulgado que a Arfoc (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Minas Gerais) já havia informado ao Atlético-MG sobre os problemas de segurança na área reservada aos fotojornalistas na Arena MRV.
A associação divulgou uma nota oficial, repudiando os episódios de violência na Arena MRV, dos quais nomeou como “atos violentos e covardes”, cutucando a organização do estádio ao falar que “mais uma vez” os fotógrafos foram vítimas da confusão entre torcedores:
“A Arfoc-MG vem a público expressar seu veemente repúdio aos acontecimentos na Arena MRV durante a partida entre Atlético-MG e Flamengo, válida pela final da Copa do Brasil. Mais uma vez, os fotógrafos e todos os demais profissionais da imprensa que estavam trabalhando neste jogo se viram vítimas de atos violentos e covardes de torcedores do Atlético-MG. Todos, sem exceção, tiveram a integridade física ameaçada, inclusive os seguranças do estádio que estavam para fazer a segurança”, diz trecho da nota.
A Federação Mineira de Futebol (FMF) também divulgou uma nota repudiando os ataques ocorridos na arena do Galo e se solidarizou com Nuremberg. “A FMF se solidariza com o fotógrafo NUREMBERGUE JOSE MARIA, ferido por uma bomba no jogo da final da Copa do Brasil na Arena MRV, e deseja sua pronta recuperação”, diz trecho da nota da federação.
Os episódios de vandalismo e terror na Arena MRV foram relatados em súmula pelo árbitro Raphael Claus e podem gerar uma punição pesada ao Atlético-MG, resultando até mesmo em interdição do estádio e/ou perda de mando de campo.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.