Do inferno ao céu: Relembre a trajetória do Botafogo até a final da libertadores
O time carioca disputará a final da Libertadores neste sábado (30/11) às 17h (horário de Brasília)
O Botafogo está vindo com tudo na disputa da final da Taça da Libertadores da América neste sábado (30/11). O time carioca entrará em campo contra o Atlético-MG no estádio Más Monumental, em Buenos Aires, na Argentina, em busca de seu primeiro título na competição. A Estrela Solitária vive um bom momento, apesar da recente decepção no Brasileirão de 2023, onde liderou por 32 rodadas, mas acabou deixando o troféu escapar.
Buscando explicar toda essa trajetória, o portal LeoDias voltou no tempo para explicar tudo sobre o assunto. Ano passado, o Botafogo teve um começo memorável no Campeonato Brasileiro, não teve pra ninguém quando o assunto foi a liderança da competição, o time alvinegro conseguiu se manter por 210 dias no topo.
Veja as fotos
A vantagem era de 13 pontos sobre o segundo colocado da tabela e o sonho dos botafoguenses com o título só aumentava. No entanto, nem tudo são flores, e o segundo turno do campeonato foi marcado por uma queda brusca no rendimento do time, que viu a distância dos outros diminuir rapidamente.
Até que a equipe perdeu a liderança para o Palmeiras nas rodadas finais. O Verdão não perdeu tempo e aproveitou a instabilidade do Botafogo para superar o time carioca e ficar no topo na reta final do campeonato.
Com vitórias consecutivas, a equipe paulista levou a melhor e conquistou o título do Campeonato Brasileiro, jogando a Estrela Solitária para o escanteio. Com o fim da competição, o Botafogo conseguiu apenas a vaga na pré-Libertadores, porque não ficou nem no G4 da tabela da disputa.
Libertadores da América
Na busca pela tão sonhada ‘Glória Eterna’, o Botafogo se prepara para sua estreia na final da Copa Libertadores, onde enfrentará o Atlético-MG em Buenos Aires. O time carioca garantiu a vaga na decisão mesmo após uma derrota por 3 a 1 no jogo de volta da semifinal contra o Peñarol. O agregado de 6 a 3, construído com uma vitória avassaladora por 5 a 0 na partida de ida, assegurou a classificação histórica do clube.
O início da trajetória desse ano não foi fácil. Precisando competir nas fases preliminares por ter finalizado o Campeonato Brasileiro em 5° lugar, o time avançou para as oitavas contra o Palmeiras, ganhando no placar agregado de 3 a 4. Nas quartas de final, o Botafogo disputou a vaga da semi nos pênaltis contra o São Paulo depois de dois empates, ganhando de 5 a 4.
As duas melhores campanhas do Glorioso na competição pela taça foram em 1963, quando chegou na semifinal, mas perdeu para o Santos, de Pelé e dez anos depois em 1973. Neste último, o formato da disputa era diferente do atual e o time alvinegro acabou ficando de fora em uma espécie de fase de grupos da semifinal.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.