É prata! Rebeca Andrade garante mais uma medalha para o Brasil na Ginástica
Rebeca Andrade faz história na ginástica artística e garante medalha de prata para o Brasil no individual geral. Competição aconteceu na tarde desta quinta-feira (1/08)
A esperança de mais uma medalha na ginástica artística para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris se cumpriu. No individual geral, Rebeca Andrade foi perfeita no solo, na trave de equilíbrio, nas barras assimétricas e no salto sobre cavalo, e terminou em segundo lugar, com pontuação de 57.932. Atrás apenas de Simone Biles, que fez 59.131, a competição aconteceu na tarde desta quinta-feira (1/08).
Em cada aparelho Rebeca brilhou e fez as seguintes pontuações: Salto 15.100, barras Assimétricas 14.666, trave 14.133 e solo 14.033. Experiente em Olimpíadas, Rebecca também conquistou um bronze histórico ao lado de Jade Barbosa, Flávia Saraiva, Júlia Soares e Lorrane Oliveira. Além do individual, Rebeca ainda vai competir na trave e no salto. Com isso, ela tem a chance de se igualar aos maiores medalhistas olímpicos do Brasil em toda a história.
Veja as fotos
Atualmente, o título pertence aos velejadores Robert Scheidt e Torben Grael, ambos com cinco medalhas. Scheidt tem dois ouros, duas pratas e um bronze, enquanto Torben tem dois ouros, uma prata e dois bronzes.
A ginástica artística é um dos esportes mais tradicionais dos Jogos Olímpicos. A modalidade é realizada desde a primeira edição da era moderna, em 1896. Mais de mil atletas do esporte já receberam medalhas no evento.
História
Paulistana, nascida em Guarulhos, a ginasta começou a treinar com quatro anos. Ela vem de uma família de sete irmãos e toda a renda da casa era proveniente da mãe, que era empregada doméstica. Apesar da grande evolução na modalidade, ela ficou alguns períodos sem treinar por falta de recursos.
Rebecca é dona de um currículo extenso e inédito: tem um ouro no salto e uma prata no individual geral, conquistadas em Tóquio 2021, e o bronze por equipe em Paris 2024. Além das três medalhas olímpicas, tem nove pódios em Mundiais, três ouros, quatro pratas e dois bronzes.
Na final de equipes na capital francesa, Rebeca desbancou Simone Biles, considerada a maior ginasta do mundo. Ela conquistou a pontuação de 15.100, enquanto a norte-americana tirou 14.900. O desempenho ajudou a garantir o bronze para o Brasil, ficando apenas atrás da Itália, com a prata, e dos Estados Unidos, que ficou com o ouro.
Próximas disputas da ginástica artística:
- Salto (Rebeca) – 3 de agosto, às 11h20
- Trave (Rebeca e Julia) – 5 de agosto, às 7h36
- Solo (Rebeca) – 5 de agosto, às 9h20
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.