Pai debocha de filha com paralisia e é acusado de maus-tratos: “Largar em orfanato” Ex-cunhada de Safadão acusa mãe do cantor de ameaça e ela rebate: “Tudo mentira”
Pai debocha de filha com paralisia e é acusado de maus-tratos: “Largar em orfanato” Ex-cunhada de Safadão acusa mãe do cantor de ameaça e ela rebate: “Tudo mentira”
vaidebet

Futebol 2023: Em ano “maluco”, clubes quebram tabus e conquistam taças inéditas

Manchester City, Fluminense, São Paulo, entre outros clubes conseguiram títulos inéditos em 2023

O ano de 2023 foi um dos melhores para o futebol, principalmente para clubes que nunca conquistaram algumas taças. O São Paulo conseguiu finalmente o último título que faltava, a Copa do Brasil, bem como Fluminense e Manchester City quebraram o tabu de títulos internacionais, ao faturar Libertadores e Champions League, respectivamente.

Um dos poucos que conseguiram confirmar a soberania foi o Palmeiras, após uma reação incrível no Brasileirão, frustrando a torcida botafoguense, que acreditou até o fim no título. Na Série B, um dos maiores problemas que assolavam os torcedores do Vitória foi quebrado, com o primeiro título nacional do clube baiano.

Surpresa na Amazônia

Agora, quem surpreendeu mais do que todo mundo foi o desconhecido Amazonas. O time do Norte tem apenas quatro anos e já conquistou o título da terceira divisão, superando clubes tradicionais, como o Paysandu (PA) e o Brusque (SC).

Com pouca tradição no futebol brasileiro, o estado do Amazonas não tinha um clube na Série B desde 2007, com a participação do São Raimundo. Para o ano de 2024, a expectativa é ir longe e, quem sabe buscar o acesso à Série A. O clube terá um orçamento milionário, com a parceria de um fundo internacional:

“Estamos finalizando a questão do orçamento e do investimento que será significativo para o Estado e para o futebol amazonense. O planejamento hoje é alto e significativo. O planejamento inicial é de 70 milhões de reais. Estamos trabalhando com um fundo de investidor internacional. E isso vamos aprimorando cada vez mais”, disse Wesley Couto, presidente do Amazonas.

Fim dos memes

O São Paulo, clube brasileiro com mais títulos mundiais e continentais, além de um hexacampeonato brasileiro, carregava um incômodo tabu: nunca ter ganho a Copa do Brasil. O meme rodou a internet por muito tempo e, com apenas uma final no longínquo ano de 2000, parecia que o tricolor nunca iria conquistar o título – mas tudo mudou em 2023 -.

Campeão com o Flamengo no ano anterior, Dorival Júnior levou o São Paulo à final em uma revanche contra o clube que não renovou o seu contrato, mesmo após um ano vitorioso. Para piorar, os cariocas chegaram em crise interna para o confronto e se Dorival tinha o tricolor na mão, Sampaoli estava em conflito com seu elenco. Resultado: Tabu quebrado e São Paulo campeão da Copa do Brasil.

Já o tricolor carioca vivia a epopeia de uma Libertadores “feita para o Fluminense”. Depois de 15 anos, o time de Fernando Diniz voltava ao Maracanã em uma final continental, com a missão de afastar o fantasma equatoriano da LDU.

Diante do Boca Juniors, um dos maiores campeões da Libertadores, o Fluminense não se intimidou. O artilheiro da Libertadores, Germán Cano, fez o primeiro para o tricolor e depois dos argentinos ameaçarem estragar a festa carioca, o renegado John Kennedy marcou o gol do título, logo após Fernando Diniz profetizar o feito. Mais um meme invalidado.

A taça que faltava ao City

Poucos times na história do futebol reuniram tantos craques com um desempenho tão espetacular como o Manchester City de Guardiola. Porém, o clube colocado como o melhor do Mundo por muitos, não conseguia de jeito nenhum conquistar a taça que respaldasse a sua soberania: a Champions League.

Em 2021, quando o City chegou a primeira vez na final, parecia que a conquista seria inevitável, visto a superioridade técnica do time de Guardiola ao Chelsea, mas não foi isso que aconteceu e a derrota levou a crer que haveria uma maldição.

Novamente, em 2022, essa maldição parecia estar respaldada após o Manchester City “amassar” o Real Madrid em um primeiro momento, mas o clube sentiu a pressão e tomou a virada, sendo eliminado mais uma vez como o favorito.

Em 2023, não houve chances para o azar. Com uma campanha sensacional, o City não perdeu um jogo sequer, sendo soberano frente aos grandes rivais pela taça, como na goleada por 3 a 0 sobre o Bayer de Munique e o 4 a 0 sobre o Real Madrid, além de um 7 a 0 imponente sobre o RB Leipzig. Na final, a vitória magra por 1 a 0 sobre a Inter de Milão confirmou, finalmente, o poder do Manchester City.
 

Veja as fotos

Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução