Festão de Helena, filha de Neymar, é substituído por celebração intimista. Saiba detalhes Declaração de Dona Ruth revela algo surpreendente sobre novas regras impostas pela Justiça Jogador do Liverpool, Diogo Jota morre aos 28 anos em acidente de carro
Festão de Helena, filha de Neymar, é substituído por celebração intimista. Saiba detalhes Declaração de Dona Ruth revela algo surpreendente sobre novas regras impostas pela Justiça Jogador do Liverpool, Diogo Jota morre aos 28 anos em acidente de carro

Futebol 2023: Em ano “maluco”, clubes quebram tabus e conquistam taças inéditas

Manchester City, Fluminense, São Paulo, entre outros clubes conseguiram títulos inéditos em 2023

Whatsapp telegram facebook twitter

O ano de 2023 foi um dos melhores para o futebol, principalmente para clubes que nunca conquistaram algumas taças. O São Paulo conseguiu finalmente o último título que faltava, a Copa do Brasil, bem como Fluminense e Manchester City quebraram o tabu de títulos internacionais, ao faturar Libertadores e Champions League, respectivamente.

Um dos poucos que conseguiram confirmar a soberania foi o Palmeiras, após uma reação incrível no Brasileirão, frustrando a torcida botafoguense, que acreditou até o fim no título. Na Série B, um dos maiores problemas que assolavam os torcedores do Vitória foi quebrado, com o primeiro título nacional do clube baiano.

Surpresa na Amazônia

Agora, quem surpreendeu mais do que todo mundo foi o desconhecido Amazonas. O time do Norte tem apenas quatro anos e já conquistou o título da terceira divisão, superando clubes tradicionais, como o Paysandu (PA) e o Brusque (SC).

Com pouca tradição no futebol brasileiro, o estado do Amazonas não tinha um clube na Série B desde 2007, com a participação do São Raimundo. Para o ano de 2024, a expectativa é ir longe e, quem sabe buscar o acesso à Série A. O clube terá um orçamento milionário, com a parceria de um fundo internacional:

“Estamos finalizando a questão do orçamento e do investimento que será significativo para o Estado e para o futebol amazonense. O planejamento hoje é alto e significativo. O planejamento inicial é de 70 milhões de reais. Estamos trabalhando com um fundo de investidor internacional. E isso vamos aprimorando cada vez mais”, disse Wesley Couto, presidente do Amazonas.

Fim dos memes

O São Paulo, clube brasileiro com mais títulos mundiais e continentais, além de um hexacampeonato brasileiro, carregava um incômodo tabu: nunca ter ganho a Copa do Brasil. O meme rodou a internet por muito tempo e, com apenas uma final no longínquo ano de 2000, parecia que o tricolor nunca iria conquistar o título – mas tudo mudou em 2023 -.

Campeão com o Flamengo no ano anterior, Dorival Júnior levou o São Paulo à final em uma revanche contra o clube que não renovou o seu contrato, mesmo após um ano vitorioso. Para piorar, os cariocas chegaram em crise interna para o confronto e se Dorival tinha o tricolor na mão, Sampaoli estava em conflito com seu elenco. Resultado: Tabu quebrado e São Paulo campeão da Copa do Brasil.

Já o tricolor carioca vivia a epopeia de uma Libertadores “feita para o Fluminense”. Depois de 15 anos, o time de Fernando Diniz voltava ao Maracanã em uma final continental, com a missão de afastar o fantasma equatoriano da LDU.

Diante do Boca Juniors, um dos maiores campeões da Libertadores, o Fluminense não se intimidou. O artilheiro da Libertadores, Germán Cano, fez o primeiro para o tricolor e depois dos argentinos ameaçarem estragar a festa carioca, o renegado John Kennedy marcou o gol do título, logo após Fernando Diniz profetizar o feito. Mais um meme invalidado.

A taça que faltava ao City

Poucos times na história do futebol reuniram tantos craques com um desempenho tão espetacular como o Manchester City de Guardiola. Porém, o clube colocado como o melhor do Mundo por muitos, não conseguia de jeito nenhum conquistar a taça que respaldasse a sua soberania: a Champions League.

Em 2021, quando o City chegou a primeira vez na final, parecia que a conquista seria inevitável, visto a superioridade técnica do time de Guardiola ao Chelsea, mas não foi isso que aconteceu e a derrota levou a crer que haveria uma maldição.

Novamente, em 2022, essa maldição parecia estar respaldada após o Manchester City “amassar” o Real Madrid em um primeiro momento, mas o clube sentiu a pressão e tomou a virada, sendo eliminado mais uma vez como o favorito.

Em 2023, não houve chances para o azar. Com uma campanha sensacional, o City não perdeu um jogo sequer, sendo soberano frente aos grandes rivais pela taça, como na goleada por 3 a 0 sobre o Bayer de Munique e o 4 a 0 sobre o Real Madrid, além de um 7 a 0 imponente sobre o RB Leipzig. Na final, a vitória magra por 1 a 0 sobre a Inter de Milão confirmou, finalmente, o poder do Manchester City.
 

Veja as fotos

Reprodução
Reprodução
O São Paulo é o atual campeão da Copa do Brasil (Reprodução)
O São Paulo é o atual campeão da Copa do Brasil (Reprodução)
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Whatsapp telegram facebook twitter