Messi colocou Vini Jr. apenas como terceiro melhor do mundo; veja os votos
Messi foi um dos capitães que votaram no prêmio vencido por Vini Jr.
Vinicius Júnior faturou o prêmio The Best como melhor jogador do mundo. Entre os votos, estão torcedores, jornalistas, treinadores e capitães de seleções, incluindo Messi, que colocou o brasileiro “apenas” na terceira colocação.
Messi, capitão da seleção argentina, escolheu o jovem Lamine Yamal, destaque da Espanha no título da Eurocopa, como o primeiro colocado. Na segunda colocação, o argentino do Inter Miami escolheu o ex-parceiro de PSG, Kylian Mbappé. Fechando o pódio, ele colocou Vinicius Júnior.
Veja as fotos
A votação
Apesar da escolha de Messi, os votos de capitães acabaram por ser determinante para a vitória de Vini Jr., bem como a votação de torcedores.
A votação divide-se em quatro grupos de votantes: capitães e treinadores das seleções das 211 associadas à FIFA, torcedores e jornalistas. Todos eles puderam escolher três nomes dentre uma lista de 11 jogadores escolhida previamente por especialistas.
Todos têm o mesmo peso eleitoral, ou seja, dentre os quatro grupos, cada um tem peso de 25%, independente do número de votantes em cada um.
No total, Vini venceu com 48 pontos. Rodri, segundo colocado, teve 43 pontos, e Bellingham fechou o pódio com 37 pontos.
O brasileiro levou a preferência da maioria dos capitães, conquistando 617 pontos. Seu algoz na Bola de Ouro, Rodri, perdeu de lavada: fez “apenas” 343.
Outra vitória expressiva veio na votação popular. Vinicius Júnior esmagou a concorrência com 1.147.246 votos. O segundo lugar foi de Bellingham, com menos da metade – 460.887 pontos.
Por outro lado, o brasileiro não teve a preferência entre jornalistas e treinadores. Rodri conseguiu uma pequena margem de vitória, marcando 461 pontos na avaliação dos técnicos e 543 entre os profissionais da comunicação. Já a pontuação de Vini foi 438 e 538, respectivamente.
Votos brasileiros
Sem dúvida nenhuma, Vini Jr. recebeu os votos de milhares de torcedores brasileiros, mas o país tupiniquim não esteve representado só na votação popular.
No total, foram cinco representantes: Danilo, capitão da seleção brasileira, Dorival Júnior, técnico do Brasil, o jornalista Carlos Eduardo Mansur, Sylvinho, técnico da Albânia e Vinicius Eutropio, técnico da seleção de Brunei.
Todos eles foram unânimes na escolha do melhor do mundo: Vinicius Júnior. As divergências vieram nas escolhas de segundo e terceiro lugar.
Dorival e Danilo escolheram o mesmo pódio, que além de Vini conta com Bellingham e Lamine Yamal, respectivamente.
Sylvinho colocou Rodri em segundo e Bellingham em terceiro. O jornalista Carlos Mansur escolheu os mesmos nomes que o técnico da Albânia, mudando a ordem: Bellingham em segundo e Rodri em terceiro. Já Eutropio colocou o uruguaio Valverde na segunda posição, seguido de Lamine Yamal.
Resultado da votação
- Final: Vini (48 pontos), Rodri (43) e Bellingham (37)
- Técnicos: Rodri (461), Vini (438) e Bellingham (191)
- Capitães: Vini (617), Rodri (373) e Bellingham (164)
- Jornalistas: Rodri (543), Vini (538) e Bellingham (183)
- Fãs: Vini (1.147.276), Bellingham (460.887) e Rodri (264.835)
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.