The Best: Com Messi e Vini Jr., FIFA divulga lista para prêmio de melhor do mundo
A entidade máxima do futebol mundial divulgou os nomes que irão concorrer ao prêmio de melhor do Mundo
O “The Best FIFA Awards” iniciou a votação para o prêmio de melhor do mundo na última quinta-feira (28/11) e anunciou a lista dos 11 jogadores que estarão aptos para serem escolhidos. A grande surpresa ficou pela escolha de Lionel Messi, que atualmente joga pelo Inter Miami (EUA) – Rodri e Vini Jr., primeiro e segundo colocado na Bola de Ouro, respectivamente, também estão na disputa.
A premiação da entidade máxima do futebol mundial vem de uma frustrante cerimônia de melhor do mundo na última temporada, onde Lionel Messi foi o vencedor com poucos jogos pelo Inter Miami e seleção argentina – o próprio jogador pareceu discordar do prêmio e sequer compareceu ao evento, bem como os outros dois finalistas.
Veja os indicados a melhor jogador do mundo na temporada 2023/24:
-
- Dani Carvajal (Espanha), Real Madrid
- Erling Haaland (Noruega), Manchester City
- Federico Valverde (Uruguai), Real Madrid
- Florian Wirtz (Alemanha), Bayer Leverkusen
- Jude Bellingham (Inglaterra), Real Madrid
- Kylian Mbappé (França), PSG/Real Madrid
- Lamine Yamal (Espanha), Barcelona
- Lionel Messi (Argentina), Inter Miami
- Rodri (Espanha), Manchester City
- Toni Kroos (Alemanha), Real Madrid (aposentado)
- Vinícius Jr. (Brasil), Real Madrid
Veja as fotos
Representantes brasileiros
Além de Vini Jr. concorrendo ao prêmio de melhor do Mundo, o Brasil tem representantes em outras categorias. O goleiro Ederson, do Manchester City (ING), e Arthur Elias, técnico da seleção brasileira, estão concorrendo à honraria de melhor goleiro masculino e melhor treinador feminino, respectivamente.
Marta estará concorrendo na primeira edição do prêmio Marta, criado em sua homenagem e que premia o gol mais bonito do futebol feminino.
O Brasil tem outros representantes na eleição de time do ano, no feminino e masculino. Os brasileiros atuando no futebol europeu indicados são Rodrygo, Vinicius Junior, Dante, Bremer e Gabriel Magalhães.
Além deles, Ganso e Nino estão representando o futebol brasileiro e o Fluminense, bem como o argentino Germán Cano – os três foram destaques no título da Libertadores, no ano passado. O Botafogo tem também um representante, o argentino Thiago Almada. Já no futebol feminino, aparecem Lorena, Rafaelle, Tarciane, Gabi Portilho, Kerolin e Adriana.
Como é a votação?
Os capitães e treinadores das 211 associações filiadas à FIFA, além de jornalistas e torcedores, poderão votar nos 11 jogadores e 11 jogadoras da lista escolhida por especialistas.
A votação vai do dia 28 de novembro até o dia 10 de dezembro e será computada por meio de um aplicativo disponível para Android e iOS. As associações filiadas têm a responsabilidade de orientar os seus representantes.
O período avaliado para votação vai de 21 de agosto de 2023, até 10 de agosto de 2024, incluindo as principais competições mundiais, tanto de clubes como de seleções, como a Liga dos Campeões da Europa, vencida pelo Real Madrid de Vini Jr., e a Eurocopa, conquistada pela Espanha de Rodri.
Cada votante poderá escolher três jogadores e jogadoras na lista de 11. Capitães, treinadores e jornalistas votam por meio do aplicativo de celular, já os torcedores poderão votar por meio do site da FIFA, porém a votação não foi aberta ainda.
Em comunicado, a FIFA informou que todos os grupos terão peso eleitoral igual: “os quatro grupos de eleitores têm todos o mesmo peso eleitoral, independentemente do número real de eleitores em cada grupo”. Ou seja, os votos dos treinadores, capitães, jornalistas especializados e fãs constituirão um quarto da votação (25%), não obstante o número de eleitores em cada grupo.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.