José Luiz Datena deixa a Band após 30 anos Fred Bruno se pronuncia após ser chamado de “fanfarrão” por Neymar Ananda abre Registro de Ocorrência contra Minerato em delegacia de crimes raciais
José Luiz Datena deixa a Band após 30 anos Fred Bruno se pronuncia após ser chamado de “fanfarrão” por Neymar Ananda abre Registro de Ocorrência contra Minerato em delegacia de crimes raciais

FIFA abre votação para prêmio de melhor do Mundo com Vini Jr. na disputa

O “The Best FIFA Awards” irá premiar o melhor jogador do Mundo e tem votação diferente da Bola de Ouro, da France Football

Whatsapp telegram facebook twitter

          A FIFA abriu oficialmente a votação para o prêmio de melhor jogador do mundo na última temporada nesta quinta-feira (28/11), o “The Best FIFA Awards”. Os capitães e treinadores das 211 associações filiadas à entidade, além de jornalistas e torcedores, poderão votar em 11 jogadores e 11 jogadoras de uma lista escolhida por especialistas.

          A lista ainda não foi divulgada, mas segundo a Rádio Itatiaia, Vinícius Júnior é um dos nomes que estará incluso, além do vencedor da Bola de Ouro, o meia Rodri, do Manchester City

          Veja as fotos

          Vini Jr., símbolo de luta antiracista
          Vini Jr., símbolo de luta antiracista
          Vini Jr. voltou ao Mestalla neste ano e fez um grande jogo (Reprodução)
          Vini Jr. voltou ao Mestalla neste ano e fez um grande jogo (Reprodução)
          Vini Jr. voltou ao Mestalla neste ano e fez um grande jogo (Reprodução)
          Vini Jr. voltou ao Mestalla neste ano e fez um grande jogo (Reprodução)

          Como será a votação

          A votação vai desta quinta até o dia 10 de dezembro e será computada por meio de um aplicativo disponível para Android e iOS. As associações filiadas têm a responsabilidade de orientar os seus representantes. Também serão escolhidos o melhor goleiro e goleira, além do melhor treinador e melhor treinadora. 

          O período avaliado para votação vai de 21 de agosto de 2023, até 10 de agosto de 2024, incluindo as principais competições mundiais, tanto de clubes como de seleções, como a Liga dos Campeões da Europa, vencida pelo Real Madrid de Vini Jr., e a Eurocopa, conquistada pela Espanha de Rodri.

          Cada votante poderá escolher três jogadores e jogadoras na lista de 11. Capitães, treinadores e jornalistas votam por meio do aplicativo de celular, já os torcedores poderão votar por meio do site da FIFA, porém a votação não foi aberta ainda.

          Para a votação dos goleiros e treinadores, os especialistas irão indicar cinco nomes tanto na categoria masculina, como feminina e cada votante poderá escolher três nomes. 

          Em comunicado, a FIFA informou que todos os grupos terão peso eleitoral igual:  “os quatro grupos de eleitores têm todos o mesmo peso eleitoral, independentemente do número real de eleitores em cada grupo”. Ou seja, os votos dos treinadores, capitães, jornalistas especializados e fãs constituirão cada um um quarto da votação (25%), não obstante o número de eleitores em cada grupo.

          Ainda não foi divulgada a data da cerimônia de entrega do prêmio. Na última edição, o evento ocorreu em Londres, em 15 de janeiro de 2024, e foi marcado pelo fiasco da premiação para o melhor jogador do mundo.

          Nenhum dos três indicados para melhor atleta da temporada compareceu na cerimônia, vencida por Lionel Messi, e a FIFA estudou mudar o modelo de votação, mas acabou por não colocar em prática. 

          Diferenças com a Bola de Ouro

          O “The Best FIFA Awards”, assim como a “Bola de Ouro”, entregue pela revista France Football, concede honraria ao melhor jogador da temporada, mas é uma premiação totalmente diferente, desde a votação até a premiação.

          O primeiro passo é a escolha de 30 nomes indicados por jornalistas e especialistas da France Football – 19 nomes a mais do que a FIFA indica em sua premiação.

          São convidados 100 jornalistas dos melhores países no ranking da FIFA e a lista escolhida inicialmente pauta a votação. Cada jurado escolhe 10 nomes, em ordem descrente, e os pontos são distribuídos da seguinte forma: 15, 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1, de acordo com a posição escolhida. Quem leva mais pontos, é o vencedor. Em caso de empate, quem for mais votado para o primeiro lugar, leva.

          FIFA e France Football chegaram a firmar uma parceria e os dois prêmios foram unificados em 2010 e assim permaneceu até 2015, quando a aliança foi quebrada e a entidade máxima do futebol mundial renomeou a premiação de melhor do mundo para “The Best”. 

          A FIFA estabeleceu a premiação para melhor jogador do Mundo desde 1991, com o alemão Lothar Matthaus sendo o primeiro vencedor. Cinco jogadores brasileiros já conquistaram a honraria: Romário (1994), Ronaldo (1996, 1997 e 2002), Rivaldo (1999), Ronaldinho Gaúcho (2004 e 2005) e Kaká (2007).

          A Bola de Ouro é uma premiação mais antiga, com a primeira edição ocorrendo em 1956, com vitória do inglês Stanley Matthews. Até 1994, apenas atletas europeus podiam concorrer, e por isso a honraria ficou conhecida mundialmente como “Futebolista Europeu do Ano”.

          Em 1995, houve a primeira mudança, com atletas nascidos em qualquer lugar do Mundo podendo disputar o prêmio, sendo também a única vez em que um africano venceu a disputa, com o liberiano George Weah.

          Até o ano de 2005, apenas atletas que atuavam em solo europeu estavam aptos para disputar a premiação. A vitória de Lionel Messi na última edição marcou a única vez em que um atleta atuando fora da Europa venceu a honraria – o argentino é jogador do Inter Miami, dos EUA.

          Em 2015, a France Football realizou um revisionismo histórico e distribuiu prêmios “alternativos” para os brasileiros Pelé (1958/59/60/61/63/64/70), Garrincha (1962) e Romário (1994), e para os argentinos Mário Kempes (1978) e Maradona (1986/90) – não foi retirada a honraria distribuída originalmente.

          Além das premiações “alternativas”, outros quatro brasileiros venceram a Bola de Ouro: Ronaldo (1997 e 2002), Rivaldo (1999), Ronaldinho Gaúcho (2005) e Kaká (2007).

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter