Paris 2024: Entenda por que as sedes dos jogos mudam de quatro em quatro anos
Escolhidas pelo Comitê Internacional Olímpico (COI), as sedes das olimpíadas são definidas por meio de votos dos membros da comissão
Hoje se inicia mais um ciclo olímpico, dessa vez na capita da França, em Paris, onde cerca de 11 mil atletas se reúnem para disputar a maior competição esportiva do mundo. De 26 de julho a 11 de agosto, teremos a oportunidade de acompanhar a 33ª edição que reúne modalidades como futebol, tênis, skate, atletismo, natação e a estreante breakdance. Além da rotina intensa dos esportistas, as cidades que recebem o evento de quatro em quatro anos também sofrem uma imersão. Você sabe como, porque e por quem são escolhidas as sedes? O portal LeoDias te explica o motivo!
Com origem na Grécia Antiga, por volta de 776 a.C., a escolha de quatro anos para o intervalo entre os Jogos Olímpicos estava ligada ao ciclo de festivais religiosos e outros eventos esportivos da Grécia. Na época também havia outros três grandes festivais: Jogos Ístmicos, Jogos Nemeus e Jogos Píticos.
Veja as fotos
Desta forma, o Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu manter o mesmo formato nos tempos atuais. Desde 1938, em razão da reforma da Carta Olímpica, as cidades, para cada um dos jogos (verão e inverno), são escolhidas de modo independente e sempre elegendo os mesmos critérios de avaliação.
O processo para a seleção se inicia com a inscrição para a candidatura das cidades perante o COI. Cada cidade inscrita apresenta um documento especificando os planos a serem cumpridos, caso seja escolhida para sediar o evento. Após análise desses processos, o COI elege as cidades candidatas.
Já a segunda fase do processo consiste em um detalhamento do plano inicial, que seguirá para observação. Após essa etapa, existe uma votação, válida apenas para membros oficiais do Comitê Olímpico Internacional, em que cada membro tem direito a um voto. Só então é que a cidade-sede é efetivamente selecionada.
Complexidade
Organizar um evento da magnitude dos Jogos Olímpicos é algo complexo. Leva anos de planejamento e construção para preparar as infraestruturas necessárias, como estádios, vilas olímpicas e instalações de transporte.
As cidades-sede precisam de tempo para garantir que todos os aspectos dos jogos, desde a segurança até o alojamento, fiquem prontos. Além disso, o intervalo permite que os atletas se cuidem, treinem e compitam para chegarem preparados aos jogos.
Saiba quais cidades já sediaram os Jogos de Verão na era moderna
1896: Atenas, Grécia
1900: Paris, França
1904: St. Louis, Estados Unidos
1908: Londres, Grã-Bretanha
1912: Estocolmo, Suécia
1920: Antuérpia, Bélgica
1924: Paris, França
1928: Amsterdã, Holanda
1932: Los Angeles, Estados Unidos
1936: Berlim, Alemanha
1948: Londres, Grã-Bretanha
1952: Helsinque, Finlândia
1956: Melbourne, Austrália
1960: Roma, Itália
1964: Tóquio, Japão
1968: Cidade do México, México
1972: Munique, Alemanha
1976: Montreal, Canadá
1980: Moscou, União Soviética
1984: Los Angeles, Estados Unidos
1988: Seul, Coreia do Sul
1992: Barcelona, Espanha
1996: Atlanta, Estados Unidos
2000: Sydney, Austrália
2004: Atenas, Grécia
2008: Pequim, China
2012: Londres, Grã-Bretanha
2016: Rio de Janeiro, Brasil
2020: Tóquio, Japão
2024: Paris, França
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.