Time espanhol se irrita por aparecer em meio a discurso de Vini Jr. contra o racismo
O Valencia tem tido atitudes questionáveis sempre que o brasileiro se pronuncia
O futebol espanhol é um ambiente cada vez mais tóxico para Vinícius Júnior e, nesta segunda-feira (30/10), houve mais uma prova disso. Após o discurso do brasileiro contra o racismo na cerimônia da Bola de Ouro, o Valencia foi às redes sociais para reclamar do uso das imagens do episódio racista que aconteceu no estádio do clube.
Essa não é a primeira vez que o time espanhol vai às redes sociais com a iniciativa de abafar o caso. Há poucas semanas, quando Vini fez o seu depoimento à Justiça Espanhola, o Valencia, com apoio da mídia local, acusou o jogador de mentiroso, por ter dito que os cânticos foram entoados por grande parte do estádio – fato que é possível ver nos vídeos -.
O jornal Superdeporte, de Valencia, chegou a publicar na capa uma imagem do atleta fantasiado de Pinóquio há algumas semanas. O veículo é o mesmo que, no dia seguinte ao episódio racista sofrido pelo brasileiro, acusou o jogador de ser provocador e, por isso, teria sido insultado de forma criminosa.
A nota do Valencia
Em nota, o clube afirmou: “O Valencia lamenta o uso na gala do Bola de Ouro da nossa imagem e a sua associação a comportamentos isolados que o clube perseguiu de maneira urgente e incisiva, aplicando o castigo mais severo aos condenados”.
Alguns torcedores que cometeram o ato racista foram presos no dia seguinte, identificados pelo Valencia, que declarou estar apoiando as investigações. O caso corre na Justiça Espanhola para apurar todos os insultos proferidos durante o confronto no estádio.
Relembre o caso
O episódio de racismo aconteceu no dia 21 de maio, durante partida do Campeonato Espanhol entre Valencia e Real Madrid. Vítima de ofensas desde a chegada no estádio, Vinícius Júnior foi centro de uma confusão que aconteceu após vários torcedores do Valencia entoarem provocações preconceituosas, como xingamentos de macaco.
A partida chegou a ser paralisada, mas o único fato que aconteceu foi a expulsão de Vini, que se revoltou com o racismo que acontecia. Nas redes sociais, após o jogo, o craque brasileiro estava tão revoltado que colocou em xeque sua permanência no futebol espanhol: “Continuarei lutando aqui ou longe daqui”, disse na época.
Esse não foi o primeiro e nem último caso de racismo sofrido por Vini na Espanha, desde sua chegada ao Real Madrid. A La Liga – organizadora do Campeonato Espanhol -, é questionada frequentemente pelos vários episódios e a ineficiência do combate ao racismo.
Veja as fotos
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.