Última rodada do Brasileirão: Saiba tudo o que ainda está em jogo
Os 10 confrontos finais do Campeonato Brasileiro acontecem nesta quarta-feira (6/12) com muita coisa ainda em jogo
Depois de oito meses, o Brasileirão de 2023 chega à sua última rodada. Depois de uma derrocada do Botafogo, o Palmeiras chega com “uma mão e nove dedos” já na taça, mas ainda há muita coisa para se decidir, como os classificados direto para a Libertadores, a última vaga à Sul-Americana e o tão infame rebaixamento, que tem uma vaga.
Muitos também já estão com seu ano “encerrado”, por assim dizer. Clubes como o São Paulo e Fluminense, campeões da Copa do Brasil e Libertadores, respectivamente, chegam à última rodada apenas para cumprir tabela, mas podem ser determinantes nos objetivos de clubes que brigam pelo G4 – grupo que irá diretamente para a fase de grupos da Libertadores, em 2024.
Verdão praticamente campeão!
No futebol, um time que consegue despontar dos demais em um campeonato, em algum momento, vai ser chamado de “virtual” campeão, só para não contrariar os deuses do futebol que resignam sempre o 0,1% de chance para torneio como esse Brasileirão maluco, onde o virtual campeão já foi o Botafogo, mas hoje é o Palmeiras, com 99,92% de chance.
Além do alviverde paulista, duas outras equipes ainda possuem chances de serem campeões: o Atlético-MG e o Flamengo, mesmo que tenham chances remotas. Enquanto o Palmeiras viaja a Belo Horizonte para encarar o Cruzeiro, o clube mineiro vai à Salvador encarar o Bahio e Flamengo à capital paulista jogar contra o São Paulo.
Ser campeão é praticamente questão de tempo para o Palmeiras, mas o jogo só acaba quando termina e como disse Endrick em entrevista: “O Galo pode meter 10 a 0”. Aliás, o Atlético-MG não precisaria nem de 10 para ser campeão, mas sim de um 8 a 0, contando com uma vitória mínima do Cruzeiro, logo o maior rival.
Em 2023, a maior diferença de gols ficou pelo 7 a 1 do Internacional sobre o Santos, o que também poderia servir para o Galo, caso o arquirrival vença por 3 a 0, ou seja, para o Atlético-MG ser campeão, tudo está nas mãos do rival.
Se a situação do Galo é complicadíssima, a do Flamengo extrapola um pouco a “sanidade” que o maluco Brasileirão de 2023 carrega, pois para ser campeão brasileiro o clube carioca teria de enfiar um 15 a 0 no São Paulo, dentro do Morumbi, em caso de uma derrota por um gol do Palmeiras.
É claro que quanto mais gols o Cruzeiro fizer, mais diminuíria o trabalho do rubro-negro, mas na situação mais “balanceada”, onde o Flamengo vence por 8 no Morumbi, e o Cruzeiro por 7 no Mineirão, a lógica não consegue fechar, já que nenhum time fez 8 gols no Brasileirão neste ano e a equipe mineira ainda é o pior ataque do campeonato – que desculpem os deuses do futebol, mas o portal LeoDias decreta: isso é praticamente impossível!
Vale a honra
Flamengo e Atlético, porém, estão em situações diferentes quando o assunto é outra briga: a vaga direta para a fase de grupos da CONMEBOL Libertadores. Vencendo suas partidas a classificação está garantida, empatando ou perdendo, terão de torcer para o Botafogo não vencer.
Aliás, que terrível é esse final de Brasileiro para o alvinegro carioca, líder por 30 rodadas. Para voltar ao G4 e alcançar a vaga direta, o Botafogo terá que vencer o Internacional, em Porto Alegre (RS) e torcer para Flamengo e/ou Atlético, além do Grêmio, não vencerem seus jogos. O único porém é que os cariocas não ganham há 10 jogos.
Se a vaga entre os quatro primeiros colocados vale a honra para o Botafogo, também vale para o Grêmio do craque uruguaio Luís Suárez que encerra sua passagem no Brasil dentro do Maracanã, contra o Fluminense, precisando apenas da vitória para que o atacante possa deixar a terra tupiniquim de forma ainda mais honrosa.
Prenda-me se for capaz
Se por hora a zona de rebaixamento é um grupo de três ressentidos clubes, América-MG, Goiás e Coritiba, já amargurados com a Série B que terão de disputar em 2024, amanhã ela será também a marca de uma grande frustração para uma grande torcida do futebol brasileiro.
Nos últimos anos, o enredo do Santos é o mesmo que Leonardo Di Caprio e Tom Hanks protagonizaram no clássico “Prenda-me se For Capaz”, onde o Peixe foge desesperadamente da Série B a todo custo e toda forma.
Em mais uma epopeia contra o rebaixamento, o Santos terá pela frente o Fortaleza na Vila Belmiro e para garantir um futuro melhor, o Peixe só precisa vencer. Caso empate, terá de torcer por tropeços de Vasco e/ou Bahia.
A situação do Vasco também é conturbada. Como o rival paulista, o clube Cruzmaltino é perseguido pelo fantasma da Série B, já tendo perdido a batalha por quatro vezes. Agora, resta vencer o Red Bull Bragantino em São Januário, no Rio de Janeiro, se não o torcedor terá de ficar no radinho torcendo por um tropeço do Bahia e/ou Santos.
Quem está mais desesperado nessa história é o Bahia. Infelizmente, a situação do Tricolor de Aço se assemelha ao de Leonardo Di Caprio quando o personagem de Tom Hanks conseguiu capturá-lo: está cercado, torcendo pelo improvável e tendo de arrumar forças para conseguir reverter a situação.
O Bahia enfrenta só o Atlético-MG, vice-líder do campeonato, precisando vencer e torcer para que Santos perca e o Vasco no mínimo empate a partida – ambos jogam em seus estádios.
Confira a rodada final completa:
Cruzeiro x Palmeiras – Mineirão – 21h30
Bahia x Atlético-MG – Arena Fonte Nova – 21h30
São Paulo x Flamengo – Morumbi – 21h30
Fluminense x Grêmio – Maracanã – 21h30
Internacional x Botafogo – Beira-Rio – 21h30
Vasco x Red Bull Bragantino – São Januário – 21h30
Santos x Fortaleza – Vila Belmiro – 21h30
Coritiba x Corinthians – Couto Pereira – 21h30
Cuiabá x Athletico-PR – Arena Pantanal – 21h30
Goiás x América-MG – Serrinha – 19h
Veja as fotos
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.