Dois anos da morte da rainha Elizabeth II: saiba curiosidades sobre a monarca
A mãe do rei Charles III chegou a servir ao exército antes de ser coroada
No último domingo (8/9), a morte da rainha Elizabeth II aos 96 anos completou dois anos e chamou a atenção pelas diversas homenagens recebidas. A monarca esteve no poder por mais de 70 anos, garantindo várias curiosidades ao longo do tempo, inclusive por ter assegurado o reinado mais longo da história britânica.
O legado da rainha foi inigualável na história do país e vários fatos contribuíram para que ela se tornasse uma figura icônica no mundo inteiro. Existem diversos detalhes que a maioria das pessoas não imagina, mas que são extremamente curiosos para o público.
Veja as fotos
1. Monarca com mais tempo no poder
A rainha Elizabeth superou a rainha Vitória como a monarca com o maior tempo de reinado na história do Reino Unido. Além disso, passou por um período de grandes transformações sociais, políticas e tecnológicas durante os 70 anos no trono.
2. Serviu ao exército britânico
Antes de receber a coroa, Elizabeth, conhecida carinhosamente como “Betinha” por alguns, serviu ao exército britânico durante a Segunda Guerra Mundial como mecânica e motorista. Muitos estudiosos de sua história afirmam que essa experiência moldou seu caráter e a aproximou do povo.
3. Primeira coroação televisionada
Após muitas mudanças, a coroação da mãe do rei Charles III foi a primeira a ser televisionada, garantindo que milhões de pessoas no mundo todo acompanhassem o evento.
4. Apaixonada pelos animais
Ela também era uma grande aliada dos animais, demonstrando claramente seu amor pelos cães da raça Corgi e pelos cavalos. A rainha teve mais de 30 cães durante o tempo que permaneceu no palácio, a maioria deles sendo descendentes de Susan, a cachorrinha que ganhou aos 18 anos. A última delas foi Willow, que teve câncer e acabou sacrificada aos 14 anos em abril de 2018. Essa despedida deixou Elizabeth II bastante abalada, segundo pessoas próximas.
5. Além do inglês, Elizabeth II era fluente em francês
Com viagens importantes ao redor do mundo para fortalecer as relações diplomáticas, a rainha Elizabeth II também criou uma forma de falar muito particular. Além disso, a monarca falava francês além do inglês, que aprendeu principalmente para visitar lugares do Canadá onde a língua é usada.
6. Uma das primeiras pessoas a usar internet na história
A monarca foi uma das primeiras pessoas a usar internet no mundo, quando visitou o Centro de Telecomunicações na cidade de Malvern, no Reino Unido, em 1976. A rainha esteve no local para enviar um e-mail.
7. Conheceu cinco papas
O site oficial da família real também explica uma das curiosidades envolvendo a história da rainha Elizabeth II, que conheceu cinco papas enquanto esteve no trono. Eles foram o Papa Pio em 1951, o Papa João XXIII em 1961, o Papa João Paulo II em 1980, 1982 e 2000, o Papa Bento XVI em 2010 e o Papa Francisco em 2014.
8. Fortuna impressionante
Durante a vida, a monarca conseguiu acumular uma fortuna de deixar qualquer um de boca aberta. Segundo informações de um estudo feito pelo jornal The Sunday Times, a idosa garantiu mais de 350 milhões de libras, o equivalente a R$ 2,5 bilhões.
9. Rainha Elizabeth II teve seu quarto invadido
Uma das mais graves violações de segurança na equipe da família real aconteceu em 9 de julho de 1982, quando um homem invadiu o Palácio de Buckingham e entrou no quarto da rainha. A monarca estava dormindo no momento, mas manteve a calma ao descobrir o invasor no local.
Conhecido como Michel Fagan, com 31 anos, o rapaz ficou olhando a monarca sentado em uma poltrona e os dois teriam conversado por cerca de 10 minutos. O rapaz pediu um cigarro e um pouco depois a rainha conseguiu acionar um alarme para receber ajuda.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.