Entenda quem assume o trono britânico caso rei Charles III precise ser afastado para tratar câncer
Palácio de Buckingham anunciou na última segunda-feira (6/2) que o rei recebeu o diagnóstico de câncer e deu início ao tratamento da doença
O Palácio de Buckingham surpreendeu os britânicos na segunda-feira (5/2) ao anunciar que o rei Charles III, de 75 anos, está com câncer, mas não informou o tipo de câncer ou o estágio em que a doença se encontra. A notícia chocou não só os britânicos, mas todo o mundo e levantou o seguinte questionamento: Caso Charles precise ser afastado de suas atividades reais, quem assume o trono?
De acordo com a rede britânica BBC, na Constituição do Reino Unido está determinado que, quando o chefe de Estado não tiver condição de cumprir suas obrigações oficiais, um conselho de Estado deve ser nomeado para ocupar o lugar do rei.
Hoje, o conselho tem os seguintes membros:
Rainha Camilla (mulher de Charles)
Príncipe William (filho mais velho)
Princesa Anne (irmã)
Príncipe Edward (irmão)
Os príncipes Harry e Andrew não podem mais ser convocados, pois mesmo sendo da realeza, não podem trabalhar em funções reais.
William ficou afastado de compromissos públicos porque a mulher dele, Kate, está se recuperando de uma cirurgia abdominal, mas ele deve voltar ao trabalho no dia 7 de fevereiro.
É importante notar que a ordem de familiares para constituir o conselho que assumiria o trono interinamente não segue a ordem de sucessão em caso de morte.
Linha sucessória
A rainha Elizabeth II morreu em setembro de 2022, e Charles assumiu o trono com o título de Charles III.
O primeiro da linha de sucessão após ele é seu filho mais velho, o príncipe William. Os filhos de William estão na fila depois do pai: George, Charlotte e Louis.
Veja as fotos
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.