Ao vivo
STJ desmente informação de que habeas corpus de Solange Alves foi concedido Irmã de Deolane acendeu alerta ao tentar sacar R$ 2 milhões em espécie, aponta investigação Irmã de Deolane, Dayanne Bezerra, foi presa há 11 anos por crime contra empresa bilionária
STJ desmente informação de que habeas corpus de Solange Alves foi concedido Irmã de Deolane acendeu alerta ao tentar sacar R$ 2 milhões em espécie, aponta investigação Irmã de Deolane, Dayanne Bezerra, foi presa há 11 anos por crime contra empresa bilionária

Especialista explica diagnóstico tardio de autismo de Letícia

Outros famosos, nacionais e internacionais, também já comentaram sobre o transtorno

No último domingo (17/9), Letícia Sabatella esteve no Fantástico, da TV Globo, e contou detalhes sobre o seu diagnóstico tardio de autismo leve. Mas não é somente ela, pessoa pública, que tem o transtorno. Famosos como Elon Musk, Leilah Moreno e Courtney Love também enfrentam o espectro.

Pensando nisso, o portal LeoDias conversou com o psicólogo Alexander Bez, que trouxe informações relevantes sobre o diagnóstico na vida adulta, as características, variações e como é feito o tratamento.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica que faz parte do neurodesenvolvimento. Os sintomas podem aparecer mais tardiamente por estarem em estado de dormência. São eles: dificuldade em regular as emoções, em se expressar, em ter diálogos, amigos, em avaliar expressões faciais e corporais. Ter uma rotina com ações repetitivas e padronizadas e dificuldade em aceitar imprevistos na rotina também fazem parte.

Quando o assunto é sobre o que pode desencadear as manifestações tardias dos sintomas, traumas e conflitos cotidianos e tarefas que esgotam a pessoa podem responder ao questionamento.

O autismo ainda pode ser confundido com outras doenças quando o diagnóstico é na vida adulta. TDAH e hiperatividade são algumas delas. Para que nenhuma dúvida fique no ar, o paciente passa por uma avaliação neurológica com psicólogo ou psiquiatra. O histórico familiar e a fase infantil também são investigados durante a anamnese.

Para os portadores de TEA, há três níveis sintomatológicos: leve, moderado e severo. O tratamento é para amenizar as dificuldades e potencializar as qualidades dos pacientes e é feito com intervenções, terapias e psicoterapias, mas tudo vai depender do nível em que a pessoa se encontra. O tratamento é individualizado e a única medicação é ansiolíticos e/ou, em conjunto, antipsicóticos.

 

Além de Letícia Sabatella, conheça outros famosos com autismo:

Elon Musk

Aos 49 anos, o presidente da Tesla revelou o diagnóstico durante a apresentação de um episódio do programa norte-americano “Saturday Night Live”.

Leilah Moreno

Depois dos 25 anos, veio o diagnóstico do espectro para a atriz Leilah Moreno, uma das protagonistas da série “Antônia” (2006), da TV Globo.

Courtney Love

A cantora da banda Hole, Courtney Love, descobriu o transtorno ainda na infância, mas só tornou público quando tinha 33 anos.

Veja as fotos

Instagram
Instagram
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Instagram
Instagram

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.