Lipedema: Especialista explica doença que fez Luana Andrade buscar lipo nos joelhos
O portal LeoDias conversou com o cirurgião plástico Dr. Rodrigo Mangaravite, que explicou detalhes sobre a doença
Na noite de domingo (12/11), o namorado e a mãe de Luana Andrade, assistente de palco do Domingo Legal, falaram ao Fantástico sobre a morte da influenciadora por embolia pulmonar, após realizar uma lipoaspiração no joelho, e revelaram que o procedimento feito por Luana não foi somente estético. A influenciadora possuía lipedema, gordura localizada nos joelhos, provocada por uma doença vascular que causa dores.
Para entender melhor a enfermidade, o portal LeoDias conversou com o cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Rodrigo Mangaravite.
O especialista explicou o que é Lipedema e o que causa a doença.
“Lipedema é uma condição crônica caracterizada por um acúmulo anormal de células de gordura em certas áreas do corpo, geralmente nos membros inferiores, nádegas e, às vezes, nos braços, mas também é comum nas pernas. Acomete principalmente mulheres e acredita-se que seja influenciado pelos hormônios, pois normalmente começa ou piora durante alterações hormonais como puberdade, gravidez ou menopausa e pode ter causas hereditárias”, iniciou o cirurgião plástico.
Segundo o Dr. Rodrigo Mangaravite, o lipedema é uma doença ignorada e diagnosticada erroneamente por muitos profissionais da saúde, que confundem lipedema com acúmulo regular de gordura ou obesidade, e até mesmo com celulite, porém existe uma grande diferença entre celulite e lipedema.
“O Lipedema é uma condição médica que pode resultar em dor, hematomas e inchaço. Já a celulite não causa dor e o tratamento envolve basicamente questões estéticas. O lipedema é diferente do acúmulo regular de gordura, pois as áreas afetadas têm um formato desproporcional em comparação com o resto do corpo e a gordura costuma ser dolorosa, sensível ou sensível ao toque. Isso pode causar desconforto físico, mobilidade reduzida e sofrimento psicológico”, explicou o médico.
“Embora a causa exata do lipedema seja desconhecida, acredita-se que envolva uma combinação de fatores genéticos e hormonais. O lipedema não é causado por dieta alimentar ou falta de exercícios, pois mesmo indivíduos com estilo de vida saudável podem desenvolver a doença”, continuou.
Sobre o tratamento recomendado para pessoas diagnosticadas com a doença, o cirurgião plástico revelou: “O tratamento é feito no controle dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida. Os tratamentos incluem roupas e meias de compressão, drenagem linfática manual e exercícios, que podem ajudar a reduzir o inchaço, a inflamação e a dor”.
“Em casos mais avançados, é necessária uma cirurgia de lipoaspiração para remover o excesso de gordura. É muito importante consultar um médico para um diagnóstico preciso, e indicação de tratamento e cirurgia”, finalizou.
Veja as fotos
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.