Após turnê de despedida, Gilberto Gil quer voltar a compor: “Minha música continuará”
Ao New York Times, ídolo da MPB diz que pretende usar o tempo fora dos palcos para voltar a compor

Gilberto Gil já rodou boa parte do Brasil com a sua última turnê, “Tempo Rei”, a celebração dos mais de 5o anos anos de carreira de um dos maiores cantores do país, que revolucionou a história da MPB. Já com 83 anos, o músico diz que está pronto para desacelerar; mas que isso não quer dizer que ele vai se aposentar da música. Pelo contrário, ele vê a despedida dos palcos como uma forma de voltar a trabalhar em novas composições, contou ao The New York Times após um dos shows no Rio de Janeiro.
“Sempre terei meu violão, meu companheiro inseparável. Mas minha relação com ele será mais aberta, mais livre”, define. “É mais simples quando você não tem tantos compromissos. Terei muito mais tempo eventualmente voltar a compor e talvez gravar álbuns. Minha música continuará”, declarou Gilberto Gil.
Veja as fotos
O cantor reconhece que já está envelhecendo, por isso escolheu “Tempo Rei”, música que fala sobre a passagem do tempo e da brevidade da vida, para nomear e ser o tema central desta última, e histórica turnê.
A turnê final de Gil também é a primeira em que o artista realiza tantos shows grandiosos — alguns com mais de 60 mil pessoas na plateia — em um período tão curto de tempo.
“[As repostas estão sendo] surpreendentemente entusiástica, acima das minhas próprias expectativas”, comemora. “As classificações de ‘última turnê’, ‘último capítulo’, ‘fim de carreira’ são todas válidas. Estou essencialmente em uma turnê que encerrará um ciclo que durou mais de 60 anos. Já me sinto mais velho, mais cansado. Então estou precisando de um ritmo menos intenso”, conclui.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.