Ao vivo
Novela Mania de Você: Viola descobre o grande segredo de Mavi Adivinha qual palavra Boninho registrou e teve que devolver a Globo após demissão Pensões atrasadas do ex-goleiro Bruno para o filho de Eliza podem chegar a R$ 5 milhões
Novela Mania de Você: Viola descobre o grande segredo de Mavi Adivinha qual palavra Boninho registrou e teve que devolver a Globo após demissão Pensões atrasadas do ex-goleiro Bruno para o filho de Eliza podem chegar a R$ 5 milhões

Shows cancelados e frequentes polêmicas obrigam Ivete a recalcular rota

Desde o meio do ano passado, cantora enfrenta uma fase desafiadora em sua carreira

          O anúncio do cancelamento da turnê de Ivete Sangalo nesta quarta-feira (15/5) pegou não somente o público e o mercado musical de surpresa, mas também lançou luz sobre o delicado momento da carreira da cantora, envolto em diversas polêmicas recentes.

          Turnê

          Inicialmente projetada com a promessa de ser uma das maiores turnês da história da música brasileira, com pelo menos 30 shows programados em estádios por todo o país em celebração aos seus 30 anos de carreira, a decisão de cancelamento gerou um impacto proporcional à magnitude da expectativa inicial. Suspensões pontuais de shows são comuns no cenário musical, porém a suspensão de uma turnê completa é uma ocorrência pouquíssimo recorrente.

          Veja as fotos

          Ivete Sangalo
          Ivete Sangalo
          Ivete Sangalo/ Reprodução
          Ivete SangaloIvete Sangalo/ Reprodução
          Reprodução
          Reprodução
          Leo Dias
          Leo Dias
          Leo Dias
          Leo Dias

          O espanto em torno do cancelamento é ainda mais evidente ao considerar a grandiosa estrutura planejada para a turnê, com palco imponente, performances de até três horas de duração, múltiplas trocas de figurino e até mesmo momentos em que a própria cantora sobrevoaria os estádios. Tamanha magnitude logística sugere um planejamento meticuloso e de longo prazo, tornando o repentino cancelamento, anunciado apenas duas semanas antes do primeiro show, ainda mais intrigante – para não dizer amador.

          Fortal

          Este episódio somente acrescenta à série de contratempos que têm marcado o ano profissional de Ivete Sangalo. Desde julho do ano passado, quando sua participação no Fortal, o Carnaval fora de época de Fortaleza, foi manchada por relatos de acidentes, agressões e superlotação, a cantora tem enfrentado uma sucessão de desafios.

          De fato que não se tratava de um evento da própria cantora. Ainda assim, foi durante sua passagem dela pela avenida que a coisa se agravou. Ivete era atração principal da noite e, no dia seguinte, as publicações sobre a festa receberam uma chuva de relatos de fãs que foram pisoteados. As reclamações se estendiam à falta de suporte, superlotação, desorganização, negligência, e alguns dizendo que foram agredidos por seguranças.

          Logo depois, viralizaram vídeos que mostravam pancadarias e, em uma delas, até mesmo um integrante da diretoria envolvido. Ivete, pouco antes do seu segundo show no evento no dia seguinte, veio a público e se disse “consternada”.

          Carnaval 

          Meses depois, em fevereiro, Ivete viveu um dos Carnavais mais complicados de sua carreira. A folia baiana como um todo atravessou um ano difícil, com superlotação quase que inédita na história da festa, atrasos de trios elétricos e até falta de luz no circuito Barra-Ondina. Porém, em relação a Ivete Sangalo, os problemas foram de proporções maiores.

          Em seu primeiro dia de show, por conta de um problema com seu trio elétrico, a cantora enfrentou vaias dos foliões diante do atraso de horas. Nem mesmo o jogo de cintura e carisma característico da baiana foram suficientes para baixar os ânimos.

          A situação, no entanto, se agravou. Na segunda-feira de Carnaval, já na avenida, com o show a todo vapor, todos foram surpreendidos com uma explosão, seguida de fumaça. Um tubo de gás carbônico explodiu e deixou duas pessoas feridas.

          Minutos depois, mais um susto, esse de extrema gravidade. O trio de Ivete precisou ser evacuado às pressas após o veículo começar a inclinar para o lado esquerdo, com grandes chances de tombar em cima da multidão, o que poderia causar um acidente de proporções inimagináveis e sem precedentes na história do Carnaval da Bahia.

          E não parou por aí. No mesmo Carnaval, Ivete enfrentou uma polêmica e a fúria de parte da comunidade evangélica. Ao ser surpreendida por Baby do Brasil enquanto passava em frente a um camarote, a cantora teve dificuldade para reagir à mensagem religiosa da ex-integrante dos Novos Baianos sobre a profecia bíblica do Apocalipse.

          Ela, até tentou levar com bom-humor e citou sua música – esta aliás o hit daquele Carnaval, mas dizer que “macetaria” o apocalipse pegou mal e foi visto por muitos como “zombaria às escrituras sagradas” e blasfêmia.

          A sequência de controvérsias pelas quais Ivete tem passado representa um desafio inédito em seus mais de trinta anos de carreira. A cantora, reconhecida por sua discrição, viu-se compelida a lidar publicamente com crises recentes, recorrendo às redes sociais para se manifestar, como raramente fazia, evitando – em uma postura assertiva – a limitar-se a uma nota da assessoria.

          Mais do que isso, durante o Carnaval, em seu desabafo em meio aos problema, os foliões viram Veveta chorar e chegar a dizer até que não sabia o que seria de seu futuro profissional, deixando no ar a possibilidade daquele ser seu último no circuito Barra-Ondina, logo ela, a Rainha da folia baiana, a mulher que arrasta multidões.

          Alerta

          Embora alguns incidentes estejam além do controle de Ivete, há uma percepção, inclusive entre seus fãs, de que houve uma certa falta de cuidado na gestão de sua carreira e na condução de eventos. Essas críticas ganham relevância quando se considera o status de baiana como uma das maiores cantoras do Brasil, com um talento inegável que se destacou ao longo de três décadas de carreira.

          Apesar das controvérsias, 2024 marcará o ano em que Ivete alcançou pela primeira vez o topo das paradas do Spotify, com o sucesso “Macetando” sendo o hit do Carnaval. A conquista torna-se ainda mais significativa ao considerarmos o vasto percurso da artista desde que emergiu no cenário musical nos anos 90.

          A cantora conquistou recordes na era do CD/DVD e agora, no ano em que celebra seus 30 anos de carreira, reforça sua relevância e a capacidade de reinventar-se ao atingir também o topo das paradas na era dos streamings.

          Ao longo das três décadas, a cantora fez com maestria tudo aquilo que se propôs a fazer. No entanto, diante das recentes e desafiadoras polêmicas, torna-se evidente que seu carisma marcante por si só não é suficiente para conter os danos e enfrentar os desafios que surgem em seu caminho.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.