Justiça manda Record recontratar jornalista demitido após denunciar assédio
Elian Matte, editor do canal, denunciou o diretor de RH em 2023
A 31ª Vara do Trabalho de São Paulo determinou na última sexta-feira (23/5) que a Record recontrate o jornalista Elian Matte, editor de programas do Roberto Cabrini. Ele foi demitido de forma irregular em abril após denunciar o diretor de Recursos Humanos, Márcio Santos, por assédio moral e sexual.
Segundo o F5, a emissora tem 10 dias para cumprir a determinação judicial, sob risco de pagar uma multa diária de R$ 100 mil. O diretor foi denunciado em novembro de 2023 e indiciado pela polícia civil em abril deste ano.
Veja as fotos
O caso foi revelado pela revista Piauí em novembro de 2023. O editor disse que as investidas começaram em 2022 quando ele passou a ser convidado por Márcio para reuniões em sua sala, onde fazia perguntas pessoais. A conversa teria passado para o WhatsApp com mensagens de cunho sexual e pedido para um encontro fora do local de trabalho.
Matte também informou que o diretor ficava monitorando ele através das câmeras do circuito interno pelo celular. O jornalista buscou ajuda psicológica e foi diagnosticado com burnout, mas a médica que o atendeu mudou o laudo médico depois com medo de ser demitida.
O jornalista fez diversas à Record até ser chamado para uma reunião com Edinomar Galter, diretor jurídico da Record, na qual foi orientado a abrir um boletim de ocorrência, esquecer o ocorrido e focar no seu trabalho. Em sua defesa, Márcio disse que apenas fez “brincadeiras” com o jornalista. Ele foi afastado da Record e ficou proibido de frequentar a Igreja Universal do Reino de Deus.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.