Conflito societário: entenda o processo que Evandro Fióti move contra Emicida Imposto de compras internacionais vai aumentar em 10 estados. Entenda taxa Ary Mirelle recebe alta e celebra com João Gomes, após fazer cirurgia grávida
Conflito societário: entenda o processo que Evandro Fióti move contra Emicida Imposto de compras internacionais vai aumentar em 10 estados. Entenda taxa Ary Mirelle recebe alta e celebra com João Gomes, após fazer cirurgia grávida

Brasil é o 5º país que mais exporta talentos para empresas no exterior. Entenda motivo!

A informação é do Relatório Global de Contratações Internacionais 2024, feito pela Deel

Whatsapp telegram facebook twitter

        O Relatório Global de Contratações Internacionais 2024, feito pela empresa Deel, apontou o Brasil como o 5º país com mais trabalhadores contratados por empresas internacionais. O portal LeoDias conversou com Ylana Miller, especialista em gestão de pessoas, e Carolina Diniz, empresária especialista em desenvolvimento de pessoas, para entender o motivo deste crescimento.

        Elas explicam quais fatores ajudaram neste crescimento: “O trabalho sem fronteiras consolidou o Brasil como um dos cinco países com profissionais mais procurados para participar de processos seletivos em empresas internacionais, em especial na área de tecnologia. Há um reconhecimento da qualidade da mão de obra brasileira no mercado global. Além disso, agilidade, flexibilidade e dinamismo são competências valorizadas, que são percebidas como pontos fortes nos candidatos brasileiros”, diz Ylana.

        Veja as fotos

        Foto: Thirdman
        Brasil é o 5º país com mais trabalhadores contratados por empresas no exteriorFoto: Thirdman
        Foto: Christina Morillo
        Brasil é o 5º país com mais trabalhadores contratados por empresas no exteriorFoto: Christina Morillo
        Foto: Andrea Piacquadio
        Brasil é o 5º país com mais trabalhadores contratados por empresas no exteriorFoto: Andrea Piacquadio

        Carolina afirma: “Nos últimos anos, vários fatores impulsionaram a contratação de brasileiros por empresas internacionais. A consolidação do trabalho remoto permitiu que empresas de fora acessassem talentos em qualquer lugar do mundo, e o Brasil se destacou pela alta qualificação técnica, principalmente nas áreas de tecnologia, marketing e atendimento. Além disso, o custo-benefício também é um atrativo: empresas conseguem profissionais altamente capacitados por valores mais competitivos do que nos países de origem. A crise econômica local e o aumento da busca por estabilidade e melhores salários também fazem com que muitos brasileiros estejam abertos a oportunidades globais”.

        Ylana diz que o trabalho remoto influenciou este aumento: “Globalmente, após a pandemia percebemos uma forte tendência de profissionais optarem pelo trabalho remoto. Uma das justificativas dessa escolha é a busca por mais equilíbrio na vida e carreira. Nos Estados Unidos e Europa as empresas são mais abertas ao trabalho remoto. Profissionais brasileiros consideram a flexibilidade desse formato de trabalho como um atrativo, além da possibilidade de ganhos maiores ao se candidatarem a trabalhar em empresas internacionais”.

        O domínio da língua inglesa é um benefício: “Em geral, profissionais que dominam o idioma inglês têm mais possibilidade de contratação em empresas internacionais. É essencial que tenham fluência na língua inglesa para defender ideias, se apresentar em público e conduzir reuniões. Após a contratação, recomenda-se a manutenção no estudo do idioma para fortalecer a comunicação e o desempenho das atividades”, diz Ylana.

        Carolina pontua: “Sem dúvida. O inglês é o principal facilitador nesse processo. Ele elimina barreiras de comunicação e acelera a integração dos profissionais às equipes internacionais. Para as empresas estrangeiras, contratar alguém que já domina o idioma é um diferencial estratégico: reduz custos com treinamentos, evita ruídos de comunicação e garante produtividade desde o início. Em muitos casos, o inglês é o critério eliminatório número um. O inglês fluente é como um “passaporte profissional” para o mercado internacional. Quem domina o idioma se comunica com mais confiança, participa de reuniões, apresentações, e até negociações de forma direta, sem depender de traduções ou intérpretes. Isso transmite segurança para os recrutadores e aumenta exponencialmente as chances de contratação. O inglês, hoje, já não é mais um diferencial: é um requisito básico para quem quer competir em um cenário global”.

        A experiência de trabalho prévia ajuda na hora de formar novos relacionamentos, diz Ylana: “Profissionais que têm vivência anterior em empresas internacionais denotam habilidade de se relacionar em ambiente multicultural. É uma vivência que enriquece a trajetória de carreira e agrega um diferencial competitivo no currículo, além de contribuir para ampliar a visão e promover mais maturidade profissional”.

        Ylana também atenta às maiores dificuldades: “Os principais desafios pelos brasileiros contratados por empresas internacionais são a ambientação à cultura, hábitos e costumes diferentes, dificuldade de construir uma rede de relacionamento, além da adaptação ao fuso horário”.

        Fique por dentro!

        Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

        Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

        Whatsapp telegram facebook twitter