Caso Voepass: áudio da caixa-preta mostra que último som foi de gritos
Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos analisou as gravações da aeronave
Um minuto agoniante. Este foi o tempo que o avião ATR-72 demorou para cair após o piloto notar a perda de altitude. Segundo análise do áudio da caixa-preta que permaneceu intacta, o último som registrado pelos gravadores foram os gritos dos passageiros.
De acordo com o Jornal Nacional, os áudios e a transcrição foram divulgados pelo Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Veja as fotos
O acidente que ocorreu na última sexta-feira (9/8) provocou a morte de 62 pessoas que estavam na aeronave operada pela companhia Voepass, antiga Passaredo.
A tragédia
Além dos gritos, a transcrição da caixa-preta mostrou que o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva questionou o que estava acontecendo quando a aeronave perdeu altitude.
Ele disse que era preciso “dar potência”, como tentativa de estabilizar o voo. Cerca de um minuto se passou entre a perda de altitude e o choque do avião contra o solo.
Segundo o Cenipa, o áudio registrou que a tripulação tentou reagir, mas a gravação foi finalizada com gritos, antes do estrondo do impacto da aeronave com o chão.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.