Helicóptero ajuda a controlar incêndio que já consumiu 85 km de mata no Piauí
Incêndio atinge área de mata em Pavussu, no sul do Piauí, desde quarta passada

Há uma semana, um incêndio consome uma área de mata em Pavussu, no sul do Piauí, a cerca de 400 km da capital, Teresina. A Defesa Civil estima que o fogo já se alastrou por aproximadamente 85 km. Na última terça-feira (5/8), as autoridades enviaram um helicóptero para reforçar a operação de combate às chamas, que conta também com equipes de bombeiros e caminhões-pipas.
De acordo com nota divulgada pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí, foi autorizado o envio de um helicóptero para reforçar a tarefa de combate ao incêndio. Além da aeronave, a intervenção contou com o apoio de brigadistas, equipamentos como caminhões do Corpo de Bombeiros Militar e do Batalhão de Operações Aéreas, que atuam desde o início do incêndio.
Veja as fotos
Leia Também
Segundo o comandante-geral do CBMEPI, José Arimatéia Rêgo, o uso do helicóptero deverá contribuir significativamente no combate ao incêndio. De acordo com o Coronel, o fogo até o momento atinge as áreas de maior altitude da região, como os morros na zona rural da cidade. Além disso, a ideia é evitar que as chamas cheguem a propriedades rurais na região.
Já segundo Lucas Xavier, oficial responsável pela operação em Pavussu, a situação está parcialmente controlada: “Temos uma frente de fogo que está em cima de um morro, e a expectativa é que a aeronave do BOPAER, cedida pela SSP-PI, a pedido do Comando-Geral do CBMEPI, auxilie no combate à essa área de difícil acesso. A água para o trabalho da aeronave deverá ser coletada na lagoa do município”.
Xavier também comentou sobre as dificuldades causadas pelo clima adverso enfrentado pelas equipes. “Nossos militares e os brigadistas estão enfrentando ventos fortes e vegetação seca, condições que aceleram o avanço do fogo”, o capitão destacou que apesar das adversidades, coordenam a grande operação e expectativa é de que o incêndio seja totalmente controlado até esta quarta-feira (6/8).
No comunicado, a equipe informou que, até o momento, não há registros de feridos, e que continuam trabalhando no controle e na extinção das chamas. Vale destacar ainda que 90% do território piauiense está em região de alerta devido ao aumento das temperaturas e à baixa umidade do ar, incluindo Pavussu, que integra essa lista.
Atualização
Após quatro dias consecutivos de combate intenso, o município de Pavussu, no Sul do estado, enfrenta a reta final de uma das maiores operações de controle de fogo já registradas na região. Estima-se que os últimos focos de incêndio que ainda resistem nas áreas montanhosas da cidade sejam completamente extintos até a noite desta quarta-feira (6/8).
“Em operações como essa de Pavussu, é preciso ter toda a cautela na hora de se combater um fogo desta magnitude. Por algumas vezes, além do elemento fogo, nossas equipes têm que ter todo o treinamento para saber tomar a decisão correta, não só na hora de extinguir as chamas, mas principalmente ao decidir como fazer esse combate”, afirmou o coronel Egídio Leite, comandante operacional do CBMEPI.
Tendo em vista toda essa nossa experiência, juntamente com as equipes da PM, tudo que foi estrategicamente empregado naquele município está se concretizando. Com isso, acreditamos que até hoje à noite, os últimos focos serão debelados por completo e na quinta-feira, o fogo nesta região estará extinto”, o coronel declarou.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.