INSS cancela crédito consignado de 8 instituições por irregularidades
A medida foi tomada após uma operação da Polícia Federal (PF), em abril, que desvendou um esquema bilionário de fraudes

Nesta terça-feira (5/8), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) revelou o cancelamento da autorização para que oito instituições financeiras realizem novas operações de crédito consignado com aposentados e pensionistas. Essa é a primeira vez que o INSS toma uma medida dessa natureza.
Segundo as informações da GloboNews, a decisão se deu porque as empresas não possuíam o mecanismo obrigatório de “não perturbe”, ferramenta crucial para evitar ligações de oferta de crédito, protegendo os beneficiários mais vulneráveis de assédio e fraudes.
Veja as fotos
A medida foi tomada após uma operação da Polícia Federal (PF), em abril, que desvendou um esquema bilionário de fraudes. As instituições cobravam mensalidades de aposentados e pensionistas sem autorização, com desvios que, segundo estimativas, podem chegar a R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
Neste primeiro momento, o INSS informou que o cancelamento é resultado de um processo administrativo que comprovou o “descumprimento, por parte dessas instituições, dos requisitos necessários para oferecer o serviço de forma adequada e digna aos segurados do INSS”.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.