Papa Francisco morre e deixa funeral “reformado”: saiba como será esse momento
O líder da Igreja Católica deixou algumas mudanças nesse processo antes de sua morte e quer um sepultamento simples

A notícia da morte do Papa Francisco nesta segunda-feira (21/4) virou o assunto mais comentado do dia e também gerou uma enorme quantidade de curiosidades. Acontece que o falecimento do líder da Igreja Católica chega com uma série de rituais e cerimônias antes do início do Conclave para eleger o sucessor.
Segundo as informações da imprensa internacional, o pontífice resolveu revisar vários ritos em 2024, pensando em simplificar esse momento de seu falecimento. Inclusive, decisões de mudanças desse nível não eram feitas desde o ano 2000, mas Francisco achou necessárias para expressar seus desejos.
Veja as fotos
O Papa chegou a esclarecer que trabalhou com o arcebispo Diego Ravelli, o mestre de cerimônias litúrgicas do Vaticano, para reformular o livro de ritos e simplificá-los. Ele buscava “enfatizar ainda mais que o funeral do Pontífice Romano é o de um pastor e discípulo de Cristo, e não o de um homem poderoso deste mundo”.
Após a constatação oficial da morte, o Camerlengo da Igreja Católica, considerado um “administrador” durante o período sem o Papa, chama o líder religioso pelo seu nome de batismo por três vezes. Logo depois, o óbito é comunicado ao Cardeal Vigário de Roma, que comunica o povo.
Preparação do Corpo
O corpo do Papa Francisco passará por uma preparação com rituais de higienização e será vestido com as vestes pontifícias, que incluem a mitra (o chapéu), o pálio (uma faixa de lã branca) e o anel do pescador (que depois precisa ser destruído).
Ele também ficará exposto por alguns dias na Basílica de São Pedro, onde os fiéis terão a possibilidade de prestar suas últimas homenagens e se despedir.
Novendial
Após a morte do pontífice, inicia-se um período chamado Novendial, que consiste em nove dias de luto para a Igreja Católica. Missas diárias em sufrágio de sua alma serão celebradas durante todos esses dias. Bispos, cardeais e outros membros da Igreja marcam presença nessas celebrações.
Funeral
O Decano do Colégio dos Cardeais (o cardeal mais antigo na ordem dos bispos) preside a cerimônia religiosa do funeral, que acontece na Praça de São Pedro. Chefes de Estado, líderes religiosos de outras denominações, membros do corpo diplomático e milhares de fiéis do mundo todo participam.
A maior parte dos papas é sepultada nas Grutas Vaticanas, que ficam abaixo da Basílica de São Pedro. O sepultamento em si é uma cerimônia mais privada, reservada a cardeais e outros membros próximos da Igreja. De acordo com informações de Joanne M. Pierce, professora de estudos religiosos no College of the Holy Cross, para o G1, desta vez o plano deverá ser diferente.
O Papa Francisco deverá ser levado em procissão de Roma até Santa Maria Maggiore com o carro funerário. O caixão será colocado em um local definitivo após algumas orações e aspersão de água benta.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.