Portugal e Espanha no escuro: moradores falam sobre caos, filas e medo
Muitas especulações estão surgindo e a população está correndo contra o tempo para se preparar

O apagão em alguns países da Europa nesta segunda-feira (28/4) está começando a gerar uma preocupação enorme em vários locais. O portal LeoDias teve contato exclusivo com vários moradores de Portugal, e os relatos são extremamente preocupantes por conta do caos que a situação está gerando.
A população desconfia da possibilidade de um ataque cibernético, mas nada disso ainda foi confirmado. “Por aqui não está nada fácil, não temos acesso aos caixas eletrônicos, supermercados, bombas de combustível, não temos mesmo nada”, começou dizendo Márcia, moradora de Entroncamento, no Oeste de Portugal.
Veja as fotos
“Não sabemos concretamente o que está acontecendo, estão fechando aeroportos, as pessoas estão loucas atrás de velas e carregadores portáteis. São filas e filas nas estradas porque nem sinais de trânsito temos. Estamos todos à espera que o presidente fale, mas nada ainda”, acrescentou.
Recebemos vídeos de um supermercado em Vila Nova de Famalicão, Braga, Portugal, onde muitos setores foram fechados e outros estão lotados de pessoas em busca de alimento e água. Camila, que nos enviou o material, ressalta que já se fala na possibilidade de três dias sem energia e relatou que muitos temem a possibilidade de guerra.
“Estamos em um cenário de apreensão, e não há nenhuma notícia concreta sobre o motivo dos apagões, o que gera mais ansiedade e receio”, afirmou. “O negócio está um caos, uma amiga foi abastecer o carro e está com muita fila. Os mercados também estão com filas até para o lado de fora”, disse Salli Mercia, moradora de Porto.
Escolas pediram para os pais buscarem os filhos após o apagão geral
As escolas de Portugal pediram para que os pais buscassem os filhos, e o fato de as ruas estarem sem semáforos piorou ainda mais o trânsito. Redes de internet também estão oscilando bastante, e em alguns lugares apenas poucas operadoras estão funcionando, de acordo com os relatos.
Jordan, que está em Portimão, no Algarve, enviou vídeos exclusivos para o portal LeoDias e mostrou que as pessoas estão correndo contra o tempo por conta da possibilidade de ficarem até 72 horas sem energia. Estão comprando alimentos, pilhas, velas e até mesmo lanternas.
Mercearias de indianos estão lotadas de pessoas em busca de materiais básicos. “Muitos supermercados foram fechados porque não podem usar o gerador para manter a loja funcionando. Se usarem o gerador, a energia poderia acabar mais rápido. Assim, os alimentos que precisam ficar refrigerados seriam perdidos, causando um gasto muito maior”, pontuou.
Logo depois, Jordan conversou com uma portuguesa que expôs o que está sentindo com essa situação. “Está drástico, nos supermercados as prateleiras estão vazias, as pessoas estão desesperadas. Não sabemos quanto tempo vai demorar, o que está acontecendo… Está sendo muito complicado. Que Deus nos ajude”, disse a mulher.
O aeroporto de Lisboa está paralisado, e as coisas estão complicadas. Ana Paula, moradora de Esposende, também nos enviou imagens em que um dos mercados começou a aumentar a quantidade de água disponível para venda, já que é um dos itens mais procurados.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.