TikTok vai ser banido nos EUA? Entenda os motivos por trás da polêmica
Governo americano vai bloquear acesso ao app a partir de domingo (19/1).
A rede social de compartilhamento de vídeos curtos TikTok será bloqueada para mais de 170 milhões de americanos a partir deste domingo (19/1). A decisão é do governo federal do país.
A lei, que foi assinada em abril de 2024, impede que a App Store da Apple e a Play Store da Google disponibilizem o aplicativo para download. Tecnicamente, quem tem ele baixado ainda pode usar, mas a lei também não permite que companhias telefônicas e de internet dêem suporte para acesso ao app.
Veja as fotos
Leia Também
O time de Donald Trump, que sobe à presidência no dia seguinte ao banimento, disse que irá atrás de reverter a decisão: “O TikTok é uma plataforma fantástica. Vamos achar um jeito de preservá-la mas proteger os dados dos usuários”, disse o futuro conselheiro nacional de segurança dos EUA, Mike Waltz.
O CEO do TikTok também foi convidado pessoalmente para participar da posse de Trump, em uma “posição de honra”, segundo o jornal New York Times.
O bloqueio da plataforma nos Estados Unidos poderá afetar usuários globalmente, disse a ByteDance, empresa dona da plataforma. Isso porque outros países dependem de provedores que são baseados nos EUA.
Apesar do bloqueio não afetar diretamente o Brasil, as mudanças que a plataforma poderia fazer para se ajustar e se manter no mercado americano podem influenciar como ela funciona por aqui. Segundo especialistas, o maior risco é de que o algoritmo de recomendação mude sua forma de funcionamento.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.