Presidente dos Estados Unidos sanciona lei que pode banir TikTok do país
Joe Biden pede que o aplicativo seja vendido a uma nova controladora até janeiro de 2025
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou um projeto de lei nesta quarta-feira (24/4) que ameaça o TikTok. Com a medida assinada, o aplicativo pode ser proibido no país.
Há o pedido para que a plataforma de vídeo se desvincule da controladoria chinesa ByteDance, forçando-a a encontrar uma nova “dona” para continuar funcionando nas terras norte-americanas.
Veja as fotos
A controvérsia dos Estados Unidos com o aplicativo é desde 2020. Existe uma preocupação de que o TikTok esteja coletando “dados confidenciais” dos usuários americanos, que chegam a 170 milhões, e os repasse ao governo chinês, o que seria um risco à segurança nacional.
Leia Também
O projeto de lei assinado por Biden pede que a controladora do TikTok, a ByteDance, venda a plataforma dentro de 270 dias (janeiro de 2025). Não fazer isso resultaria em proibição total nas lojas de aplicativos dos EUA e nos serviços de hospedagem na internet que a suportem.
Em contrapartida, o TikTok se pronunciou através de seu CEO, Shou Chew, que disse em vídeo publicado na plataforma: “Fiquem tranquilos: não vamos a lugar nenhum. Estamos confiantes e continuaremos lutando pelos seus direitos nos tribunais”. “Os fatos e a Constituição estão do nosso lado e esperamos que prevalecerão”, acrescentou.
Devido a todos os trâmites legais, a proibição direta do aplicativo no país ainda pode demorar cerca de um ano. Até lá, o TikTok funciona nos Estados Unidos tranquilamente.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.