Bia Santana, jovem atriz de “Volta por Cima”, destaca núcleo negro protagonista da novela: “Parecia distante”
"Sonhos são possíveis": assim disse Bia Santana, atriz de 21 anos, intérprete de Tati, a irmã mais nova da protagonista da novela das 7 da Globo
“Sonhos são possíveis”: assim disse Bia Santana, atriz de 21 anos, intérprete de Tati, a irmã mais nova da protagonista da novela das 7 da Globo, “Volta por Cima”. Depois de um bom destaque no remake de “Elas por Elas”, a estrela em ascensão consegue agora dar seu próprio toque na personagem viciada em cultura coreana.
“Interpretar a Tati está sendo uma experiência deliciosa e desafiadora. Depois de viver uma personagem mais tímida e certinha em Elas por Elas, ter a chance de dar vida a alguém tão autêntica e sem filtros como a Tati foi um presente”, diz Bia ao portal LeoDias.
Veja as fotos
Este contraste fez com que Santana explorasse um lado da atuação que é mais parecido com a sua personalidade na vida real, além do lugar de onde veio. “Ela é decidida, carismática e cheia de personalidade, o que me deu a oportunidade de explorar um lado meu que talvez eu ainda não tivesse mostrado como atriz. Sendo carioca e criada no subúrbio, sinto que existe uma conexão natural entre nós, então meu trabalho é reconhecer isso e trazer à tona as nuances dela”, afirma.
Sua origem também é uma virtude, e tem ganhado cada vez mais destaque no Globo. Antes raro antigamente, atrizes negras estão angariando mais papéis de protagonistas nas novelas.
Bia surfa nessa onda, e vislumbra oportunidades futuras. “Estar nesse espaço é emocionante e muito simbólico. Eu sempre sonhei em estar aqui, mas também sei que, durante muito tempo, isso parecia distante para pessoas como eu”, ressalta.
Após as portas se escancararem, ela deseja ser um espelho para quem busca o mesmo caminho. “Fazer parte dessa mudança é uma responsabilidade e, ao mesmo tempo, um orgulho enorme. Espero que a minha presença inspire outras meninas negras a acreditarem nos seus sonhos, porque elas também podem e devem ocupar esses lugares”, complementa.
Desafios
Como Bia disse anteriormente, existiram vários obstáculos até ela chegar em um local de destaque de uma novela na Globo. O preparo exigiu muito e foi necessário perseverar para conseguir o que queria.
“Foi um caminho cheio de desafios. Quando era mais nova, as escolas de teatro estavam fora do alcance da minha família, então precisei encontrar outros meios para começar minha trajetória. A moda foi meu primeiro passo, e através dela encontrei a porta para a atuação. Tive que lidar com muitas dúvidas, com as negativas em testes e com o medo de não conseguir”, diz.
Apesar de pontuadas as dificuldades, Santana evita um discurso vitimista. “Cada dificuldade me trouxe até aqui, e ter a chance de interpretar uma personagem com origens parecidas com as minhas torna tudo ainda mais especial”, ressalta.
Os obstáculos seguiam até quando conseguiu o papel. Tati é uma grande fã da cultura coreana, seja dos doramas ou do Kpop. Além de se comunicar com uma tribo crescente no Brasil, foi também um novo horizonte para Bia.
“A Tati abriu um universo completamente novo para mim! Nunca imaginei que me apaixonaria tanto pela cultura coreana. Desde que comecei a assistir aos k-dramas e ouvir k-pop, percebi que essa paixão dela acabou virando um pouquinho minha também”, admite a jovem atriz.
Além de integrar o fandom, pode-se também aprender muito com os coreanos. “Os k-dramas evidenciam muito sobre como as emoções podem ser transmitidas de forma tão verdadeira e como isso cativa o público que assiste. Eles têm um cuidado incrível com os detalhes, e isso me inspirou demais”, afirma.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.