Festão de Helena, filha de Neymar, é substituído por celebração intimista. Saiba detalhes Declaração de Dona Ruth revela algo surpreendente sobre novas regras impostas pela Justiça Jogador do Liverpool, Diogo Jota morre aos 28 anos em acidente de carro
Festão de Helena, filha de Neymar, é substituído por celebração intimista. Saiba detalhes Declaração de Dona Ruth revela algo surpreendente sobre novas regras impostas pela Justiça Jogador do Liverpool, Diogo Jota morre aos 28 anos em acidente de carro

Como se referir a um bebê intersexo? Buba fará explicação em Renascer

Remake vai dar mais atenção e explicação sobre os casos de crianças intersexo

Whatsapp telegram facebook twitter

          Através de Buba (Gabriela Medeiros) e José Inocêncio (Marcos Palmeira), o autor de Renascer promete explicar tudo relacionado a uma criança intersexo. Em 1993, a Buba de Maria Luísa Mendonça tinha essa condição biológica e pouco foi falado sobre o assunto. No remake, Bruno Luperi quer reparar o erro do avô Benedito Ruy Barbosa, que não explorou o tema da maneira devida.

          Nesta nova versão, Buba é uma mulher transexual e o bebê de Teca (Lívia Silva) é quem será intersexo como a personagem vivida por Maria Luísa Mendonça. Desta forma, ela e o fazendeiro terão alguns diálogos com o propósito de fazer o telespectador entender a intersexualidade, condição que, de acordo com estimativas do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), atinge cerca de 0,5 a 1,7% da população mundial.

          Veja as fotos

          Reprodução: TV Globo
          Reprodução: TV Globo
          Divulgação/ TV Globo
          Divulgação/ TV Globo
          José Inocêncio (Marcos Palmeira) e Buba (Gabriela Medeiros) em Renascer (Reprodução/Globo/Montagem)
          Novela Renascer da GloboJosé Inocêncio (Marcos Palmeira) e Buba (Gabriela Medeiros) em Renascer (Reprodução/Globo/Montagem)
          Divulgação/ TV Globo
          Divulgação/ TV Globo

          O autor Bruno Luperi usará a falta de conhecimento de José Inocêncio para responder às perguntas que os telespectadores da novela das nove da Globo estarão se fazendo quando a trama for ao ar. Inocêncio não saberá dizer, por exemplo, se o ideal é se referir a Cacau (nome neutro escolhido por Teca) como neto ou neta. “Chame apenas de Cacau”, dirá. Ele insistirá: “Do Cacau ou da Cacau?”.

          Buba explicará: “Dê preferência ao gênero neutro sempre que possível e evite marcadores de gênero, pelo menos até Cacau começar a se manifestar de acordo com um gênero ou o outro… Com ambos ou com nenhum”.

          A psicóloga contará ainda que o ideal é que a criança que nasce com genitália ambígua tenha escrito na sua certidão de nascimento que tem o “sexo ignorado”. Inocêncio não entenderá e Buba avisará que não existe uma regra ou norma: “Se nem a gramática está preparada para acolher pessoas intersexo, imagine o senhor?”.

          O personagem de Marcos Palmeira falará que não quer errar e Buba avisará que o mais importante é querer sempre aprender sobre o assunto. “Não caberá a nós determinarmos com qual gênero Cacau vai se sentir confortável. Mas devemos estar atentos aos sinais à medida que eles vierem… Pra tentar tornar esse processo o mais natural e o menos doloroso possível”, explicará ela.

          Inocêncio aproveitará para perguntar como foi a transição dela e ela dirá que foi um processo bem traumático: “Mas nem tudo o que passei se aplica ao caso de Cacau. Eu nasci em um gênero que não era o meu… Foi duro até eu entender isso, e uma batalha ainda maior fazer as pessoas ao redor entenderem… Ou pelo menos respeitarem isso também”.

          Ele também perguntará se o que Cacau tem é uma anomalia e ela explicará que não de uma maneira bem paciente: “É uma condição biológica. Que faz com que Cacau não seja como a maioria das pessoas… Mas nem por isso é uma anomalia ou uma doença”.

          É Buba, aliás, quem vai ensinar a Teca que o ideal é escolher um nome neutro para o recém-nascido. “Não faz sentido lutar para registrar essa criança intersexo como gênero ignorado e darmos um nome do sexo masculino…”, argumentará. Buba chegará a sugerir nomes como Sasha, Dominique, Cris, Duda, Sam e Teca decidirá batizar seu filho de Cacau.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Tags:
          Whatsapp telegram facebook twitter