Desemprego no Brasil é o menor dos últimos 13 anos, revela IBGE
Nos últimos três meses, o país criou 1,3 milhão de vagas formais; Total de empregados formais supera 102 milhões de pessoas, entre abril e junho

A taxa do desemprego no Brasil cai para a menor taxa da série histórica verificada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos 13 anos, no segundo trimestre do ano. Entre os meses de abril e junho, o desemprego foi de 5,8%, queda de 1,2% na comparação com o trimestre anterior. Isso significa que 1,3 milhão de pessoas conseguiram empregos formais – com carteira assinada – no período.
Veja as fotos
Leia Também
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD Contínua, “6,3 milhões de pessoas estão sem emprego no país, o que representa uma queda de 17,4% em relação ao trimestre anterior, e um recuo de 15,4% em comparação com 2024”, diz o levantamento.
No período encerrado em junho, o total de pessoas empregadas foi estimado pelo IBGE em cerca de 102 milhões. O número é o melhor da série e representa alta de 1,8% na taxa de ocupação do país, que no ano já contabiliza mais de 2,4 milhões de pessoas a mais no mercado de trabalho formal. A população desocupada é de cerca de 6,3 milhões de pessoas.
Veja mais destaques da PNAD Contínua
- População fora da força de trabalho: 65,5 milhões
- População desalentada: 2,8 milhões
- Empregados com carteira assinada: 39 milhões
- Empregados sem carteira assinada: 13,5 milhões
- Trabalhadores por conta própria: 25,8 milhões
- Trabalhadores informais: 38,7 milhões
- Taxa de informalidade: 37,8%
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.