Flávio Bolsonaro pede pela votação da anistia a presos pelo 8 de janeiro; veja boletim
Senador foi um dos destaques na coletiva de imprensa da oposição, realizada na manhã desta terça-feira (5/8)

O senador Flávio Bolsonaro (PL/RJ) anunciou um pacote de paz que inclui o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, anistia aos condenados do 8 de janeiro e também mudanças no foro privilegiado, o que então beneficiaria o ex-presidente Jair Bolsonaro para ele ter um julgamento fora do STF. A informação é da repórter Gabriela Tunes, do portal LeoDias, que esteve na manhã desta terça-feira (5/8) na coletiva de imprensa da oposição que foi anunciada logo após a decretação da prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, na noite dessa segunda-feira (4/8). “É o impeachment do ministro Alexandre de Moraes. Ele não tem nenhuma capacidade de representar a alta Corte deste país”, disse ele durante a coletiva.
Além disso, Flávio Bolsonaro disse que publicou os vídeos do pai durante a manifestação no Rio de Janeiro com a convicção de que não teria nenhum problema. Isso porque, segundo ele, o vídeo foi publicado nas redes sociais do senador Flávio Bolsonaro e não a pedido do pai, Jair Bolsonaro.
Veja as fotos
“Eu tenho as minhas redes sociais próprias, eu tenho a minha convicção por achar e ter certeza de que não tem absolutamente nada que confronte essa medida cautelar ilegal do Alexandre de Moraes. Ele faz as coisas segundo a lei dele e a nossa lei existe não é para proteger os bons dos bons, é para proteger os bons dos maus. Fico obviamente triste como filho, mas isso dá muito mais força para cada um de nós que está aqui hoje para continuar lutando pelo resgate da democracia no nosso Brasil”, explicou o senador.
O anúncio desse pacote e essa justificativa aconteceu durante uma coletiva de imprensa no Congresso Nacional. Participaram parlamentares da oposição que aproveitaram a ocasião para anunciar a obstrução nas sessões da Câmara e do Senado, uma forma de manifestar um apoio a Jair Bolsonaro após o anúncio da prisão domiciliar por Alexandre de Moraes.
Quem também esteve presente no evento foi o deputado federal Nikolas Ferreira (PL/MG), que não poupou críticas às decisões de Moraes e ainda citou Clériston Pereira da Cunha, comerciante que morreu na prisão após sofrer um mal súbito, em novembro de 2023. Ele havia sido preso por participação nos atos de 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília.
“Não somente o ministro Alexandre de Moraes precisa ser ‘impeachmado’. Ele precisa pagar e indenizar todas as vítimas que ele tem feito. Quem vai devolver o tempo que foi lhe retirado da família do Clezão que tá morto agora? Quem vai devolver esse tempo para suas filhas e sua esposa, agora viúva? Quem vai devolver o tempo que Flávio Bolsonaro vai ficar distante do seu pai? Eduardo agora está distante do seu pai, que os seus filhos e netos estão distantes do seu avô?”, indagou o deputado.
Além disso, Nikolas fez um forte apelo aos políticos brasileiros, citando até mesmo a base governista: “Eu sou pai agora recente, minha esposa está grávida. Vocês de fato não pensam não é pela minha e nem pela minha própria vida, porque sei que tem muita coisa em jogo. É porque não é nesse país que quero viver, não é esse país que quero para os meus filhos. É preciso agora quebrar todo tipo de rótulo, dizer que é pela direita ou esquerda. Eu conclamo os demais partidos, mesmo que eu talvez tenha dito algo contra algum. Eu conclamo os senhores para que escreva uma nova história para esse país e que escreva uma diretriz diferente para esse momento que estamos vivendo”.
Tal obstrução é uma forma de barrar as sessões nas duas casas do Congresso Nacional. Além disso, as medidas anunciadas, como o impeachment de Moraes, são consideradas uma tentativa de pressionar pela votação da anistia e devolver Jair Bolsonaro às urnas, para que possa ser candidato nas eleições de 2026.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.