Nome do irmão de Lula em investigação do INSS acende alerta no Planalto Ednaldo Rodrigues desiste de ação para reverter queda da presidência da CBF no STF Justiça cobra explicações do Governo Federal sobre verba pública em viagens de Janja
Nome do irmão de Lula em investigação do INSS acende alerta no Planalto Ednaldo Rodrigues desiste de ação para reverter queda da presidência da CBF no STF Justiça cobra explicações do Governo Federal sobre verba pública em viagens de Janja

Governo defende legalidade dos gastos em viagens de Janja

Após ser intimado a prestar contas sobre os gastos com viagens internacionais de Janja, o Governo Federal respondeu o portal LeoDias

Whatsapp telegram facebook twitter

          O Governo Federal respondeu à determinação da Justiça Federal que cobra esclarecimentos sobre o uso de verbas públicas nas viagens internacionais da primeira-dama Janja Lula da Silva. Em nota encaminhada ao portal LeoDias, a Secretaria de Comunicação (Secom) informou que a Advocacia-Geral da União (AGU) apresentará sua contestação dentro do prazo de 20 dias estipulado pela Justiça.

          Além disso, segundo a Secom, a AGU também destacou que a liminar solicitada pelo autor da ação popular foi negada pela Justiça por ausência de fundamentos consistentes. “É relevante mencionar que, em análise liminar, a Justiça Federal indeferiu o pedido feito pelo autor popular, por não considerar válidas as alegações apresentadas”, pontuou o órgão.

          Veja as fotos

          Reprodução
          Lula e JanjaReprodução
          Foto: Ricardo Stuckert
          JanjaFoto: Ricardo Stuckert
          Foto: Globo
          JanjaFoto: Globo
          Reprodução: Redes Sociais
          Janja e o presidente LulaReprodução: Redes Sociais

          A AGU afirmou também que todos os gastos questionados foram realizados de forma transparente, com base no interesse público e com respaldo dos órgãos de controle. A nota reitera que as despesas foram realizadas com “rigor, transparência e em estrito atendimento ao interesse público”.

          A ação popular foi movida pelo vereador Guilherme Kilter (Novo/PR) e pelo advogado Jeffrey Chiquini, que alegam que o uso de recursos públicos para deslocamentos da primeira-dama viola princípios constitucionais. Apesar da negativa de liminar, a Justiça entendeu necessário ouvir o Governo antes de uma decisão definitiva.

          A polêmica em torno da atuação de Janja em agendas internacionais segue gerando repercussão política, especialmente entre parlamentares da oposição. A primeira-dama tem se destacado por sua atuação em temas sociais e ambientais, mas sua presença em compromissos oficiais fora do Brasil tem sido alvo de críticas e debates públicos.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter