Trump volta a defender Bolsonaro e faz apelo: “Deixem o grande ex-presidente em paz” IML conclui causa da morte de Juliana Marins em vulcão na Indonésia
Trump volta a defender Bolsonaro e faz apelo: “Deixem o grande ex-presidente em paz” IML conclui causa da morte de Juliana Marins em vulcão na Indonésia

Governo defende legalidade dos gastos em viagens de Janja

Após ser intimado a prestar contas sobre os gastos com viagens internacionais de Janja, o Governo Federal respondeu o portal LeoDias

Whatsapp telegram facebook twitter

          O Governo Federal respondeu à determinação da Justiça Federal que cobra esclarecimentos sobre o uso de verbas públicas nas viagens internacionais da primeira-dama Janja Lula da Silva. Em nota encaminhada ao portal LeoDias, a Secretaria de Comunicação (Secom) informou que a Advocacia-Geral da União (AGU) apresentará sua contestação dentro do prazo de 20 dias estipulado pela Justiça.

          Além disso, segundo a Secom, a AGU também destacou que a liminar solicitada pelo autor da ação popular foi negada pela Justiça por ausência de fundamentos consistentes. “É relevante mencionar que, em análise liminar, a Justiça Federal indeferiu o pedido feito pelo autor popular, por não considerar válidas as alegações apresentadas”, pontuou o órgão.

          Veja as fotos

          Reprodução
          Lula e JanjaReprodução
          Foto: Ricardo Stuckert
          JanjaFoto: Ricardo Stuckert
          Foto: Globo
          JanjaFoto: Globo
          Reprodução: Redes Sociais
          Janja e o presidente LulaReprodução: Redes Sociais

          A AGU afirmou também que todos os gastos questionados foram realizados de forma transparente, com base no interesse público e com respaldo dos órgãos de controle. A nota reitera que as despesas foram realizadas com “rigor, transparência e em estrito atendimento ao interesse público”.

          A ação popular foi movida pelo vereador Guilherme Kilter (Novo/PR) e pelo advogado Jeffrey Chiquini, que alegam que o uso de recursos públicos para deslocamentos da primeira-dama viola princípios constitucionais. Apesar da negativa de liminar, a Justiça entendeu necessário ouvir o Governo antes de uma decisão definitiva.

          A polêmica em torno da atuação de Janja em agendas internacionais segue gerando repercussão política, especialmente entre parlamentares da oposição. A primeira-dama tem se destacado por sua atuação em temas sociais e ambientais, mas sua presença em compromissos oficiais fora do Brasil tem sido alvo de críticas e debates públicos.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter