“Foi como ela imaginou”, diz irmão de Preta Gil sobre velório da cantora Assessoria nega que Oruam tenha abrigado menor e relata ameaça da polícia
“Foi como ela imaginou”, diz irmão de Preta Gil sobre velório da cantora Assessoria nega que Oruam tenha abrigado menor e relata ameaça da polícia

Haddad acusa bolsonaristas de travar diálogo com EUA sobre tarifaço: “Saiam do caminho”

Ministro da Fazenda afirma que atuação da família Bolsonaro nos Estados Unidos estaria prejudicando negociações contra sobretaxa de 50% imposta por Trump

Whatsapp telegram facebook twitter

          O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), atribuiu nesta quinta-feira (24/7) à atuação da família Bolsonaro nos Estados Unidos o que chamou de “obstrução” no canal de diálogo entre os governos brasileiro e norte-americano. A declaração foi dada durante entrevista ao programa “Chamada Geral”, da Rádio Itatiaia.

          Segundo Haddad, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estariam atuando diretamente para dificultar as tratativas sobre a sobretaxa de 50% imposta pelo presidente Donald Trump sobre exportações brasileiras. A medida, anunciada no início de julho, entra em vigor no próximo dia 1º de agosto e afeta principalmente o Brasil, dentro de um pacote mais amplo de ações protecionistas do governo norte-americano.

          Veja as fotos

          Reprodução: Redes Sociais
          Fernando HaddadReprodução: Redes Sociais
          Reprodução: GloboNews
          Fernando HaddadReprodução: GloboNews
          Reprodução
          Fernando Haddad fala em coletiva de imprensa sobre a mudança no IOFReprodução
          Reprodução: Agência Brasil
          Haddad elogia decisão do STF sobre IOF e diz que medida fortalece instituiçõesReprodução: Agência Brasil
          Foto: Wilton Júnior/Estadão
          Presidente Lula e Ministro da Fazenda, Fernando HaddadFoto: Wilton Júnior/Estadão

          “Estão bloqueando a interlocução. Saiam do caminho, não impeçam a negociação”, declarou o ministro ao mencionar a atuação do clã Bolsonaro nos bastidores políticos dos EUA. Os ex-integrantes do governo Bolsonaro vêm pressionando a Casa Branca por sanções contra o ministro Alexandre de Moraes e contra o atual governo federal.

          Desde o anúncio do tarifaço, o Ministério da Fazenda tem buscado soluções com as autoridades norte-americanas na tentativa de reverter ou ao menos mitigar os impactos da medida sobre a economia nacional. Haddad classificou como “sabotagem” o uso da pauta comercial para fins eleitorais e disse que parte da população já percebe essa movimentação.

          “É muito grave utilizar uma crise econômica real como ferramenta de desgaste político. Não é o governo que está sendo prejudicado, é o país inteiro”, afirmou o ministro, que evitou citar nomes diretamente, mas reiterou a existência de articulações que, segundo ele, têm impedido avanços nas negociações diplomáticas.

          A sobretaxa anunciada por Trump recai sobre diversos produtos brasileiros, em especial do agronegócio e da indústria de base, setores que podem ter impacto direto na balança comercial nos próximos meses. O governo brasileiro avalia, inclusive, recorrer a organismos internacionais caso as conversas com Washington não avancem.

          Haddad finalizou dizendo que segue aberto ao diálogo e confia na capacidade diplomática do país para buscar uma solução, mas reforçou o apelo a opositores para que “não atuem contra os interesses nacionais em busca de dividendos políticos”.

           

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter