Nome do irmão de Lula em investigação do INSS acende alerta no Planalto Ednaldo Rodrigues desiste de ação para reverter queda da presidência da CBF no STF Justiça cobra explicações do Governo Federal sobre verba pública em viagens de Janja
Nome do irmão de Lula em investigação do INSS acende alerta no Planalto Ednaldo Rodrigues desiste de ação para reverter queda da presidência da CBF no STF Justiça cobra explicações do Governo Federal sobre verba pública em viagens de Janja

Conselho Federal de Medicina amplia recomendação para cirurgia bariátrica

A nova regra irá permitir que pessoas com menor IMC e adolescentes façam a cirurgia

Whatsapp telegram facebook twitter

          Nesta terça-feira (20/5), o Conselho Federal de Medicina (CFM), publicou novas regras para a realização de cirurgia bariátrica. A mudança das normas foi baseada em estudos que comprovaram que o procedimento é seguro e eficaz em um leque maior de pessoas.

          A ampliação da recomendação vai permitir que pessoas com menor IMC – ferramenta usada para avaliar se uma pessoa está dentro de um peso saudável, considerando sua altura e peso – e adolescentes façam a cirurgia.

           

          Veja as fotos

          Reprodução/Freepik
          Paciente de cirurgia bariátricaReprodução/Freepik
          Foto/instagram
          Thais Carla passa por cirurgia bariátricaFoto/instagram
          Reprodução
          Cirurgia bariátricaReprodução
          Reprodução
          Jojo TodynhoReprodução

          IMC mínimo e comorbidades

          Com a redução do IMC (Índice de Massa Corporal) mínimo para a cirurgia, pessoas com IMC entre 30 e 35 passam a poder realizar o procedimento. Mesmo assim, será necessário relacionar com algum quadro de saúde, como: diabetes tipo 2 ou doença cardiovascular grave.

          A nova regra também deixa de exigir a idade e o tempo de convivência com a doença. Anteriormente, só podiam passar pela cirurgia pacientes com até 10 anos de diagnóstico e com idade superior a 30 e inferior a 70 anos de idade.

          Adolescentes

          Os adolescentes foram beneficiados na nova norma. Agora, pacientes a partir dos 14 anos de idade podem fazer a cirurgia. No entanto, eles precisam estar em quadro caso grave de obesidade e com IMC acima de 40. Antes disso, a idade mínima para bariátrica era de 16 anos.

          Já para os adolescentes que estão entre 16 e 18 anos, só serão exigidos os critérios já pedidos para adultos: IMC mínimo e comorbidades.

          O médico Juliano Canavarros, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), destacou que este é um grande avanço para o tratamento da obesidade no início da vida adulta: “A gente conseguiu bons resultados em estudos que mostram que esse tipo de cirurgia não afeta o desenvolvimento nessa fase da adolescência e, com isso, vai ser possível atender esses pacientes. É um passo importante para controlar a obesidade e as doenças relacionadas para que esse adolescente não siga doente para a fase adulta”, declarou o especialista em nota publicada pelo G1.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter