Entenda como e quando a velha e boa corrida virou sinônimo de tendência fitness
O Portal LeoDias ouviu o médico ortopedista Dr. Ricardo Soares para entender o que é preciso para começar a correr e evitar lesões

Muito se fala das tendências na internet, as famosas “trends“, existem as dancinhas do TikTok, as tendências de moda que surgem e dominam as redes sociais e vitrines, até mesmo as gastronômicas, como a “febre do pistache”. No entanto, uma outra tendência tem ganhado no núcleo fitness e de life style da internet: a boa e velha corrida!
Para entender um pouco mais sobre o fenômeno da corrida, o portal LeoDias conversou com um especialista que esclareceu pontos importantes para entrar no esporte da maneira mais saudável possível.
Veja as fotos
Influencers como Manu Cit, Pedro Paulo, conhecido nas redes como “treinador PP”, e Raquel Castanharo compartilham com seus seguidores a jornada fitness e a rotina de treinos e maratonas de corrida, acumulando milhares de seguidores que se sentem motivados a começar algo novo e abandonar o sedentarismo.
Porém, para correr de forma correta é necessário se preparar e entender os cuidados, para evitar exageros e lesões, especialmente no início.
“O primeiro passo para começar a praticar corrida é fazer um check-up clínico, em especial um cardiológico, para diagnosticar e reavaliar possíveis patologias clínicas, que devem ser consideradas antes da liberação para prática de atividades físicas, como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, dentre outras. Além da avaliação ortopédica da coluna, dos pés e dos joelhos, principalmente”, destaca Dr. Ricardo Soares, médico ortopedista do Hospital Ortopédico AACD.
O médico também ressaltou a importância de respeitar seus limites e começar no esporte de maneira gradual, respeitando cada fase do desenvolvimento físico.
“É importante iniciar os treinos com caminhadas regulares, terrenos preferencialmente planos, com evolução gradual e sempre associar exercícios aeróbicos com alongamentos e fortalecimento muscular”, afirma.
“Vale ressaltar que cada paciente tem o seu próprio ritmo e particularidades (peso, musculatura, histórico de atividade física etc.) que precisam ser respeitados. Por isso, a progressão dos treinos deve ser individualizada”, diz Ricardo.
Para evitar as tão temidas lesões, que acontecem com frequência com iniciantes, é necessário sempre realizar um aquecimento antes dos treinos, garantir uma dieta saudável e rica em fibras e proteínas, que auxiliam na recuperação muscular, ter foco na musculação e criar uma boa rotina de sono.
Ao se deparar com diversos conteúdos de vida saudável, corridas e maratonas, é importante avaliar seu corpo antes de decidir começar de vez a se movimentar.
O Dr. Ricardo Soares alerta seus pacientes para as condições que acendem um sinal de alerta durante atividades físicas aeróbicas ou de grande impacto: “Pessoas com problemas cardíacos, doenças como diabetes e hipertensão, artrose nos quadris ou nos joelhos, devem ficar mais atentas”.
Outro detalhe para começar sem exageros e da melhor maneira possível são os acessórios que auxiliam na prática do esporte. São diversos itens, dos mais variados modelos e preços, mas o que é realmente importante?
“Os itens realmente necessários são: roupas adequadas e leves, que facilitem a transpiração e evitem atritos com a pele, e tênis adequado para corrida com amortecimento e em boas condições, sem deformidades no solado. Além de protetores solares e garrafa d’ água […] Mas existem alguns acessórios que são complementares: bonés e óculos escuros para proteção dos raios UV, monitoramento cardíaco, smartwatch, GPS, em especial para corridas mais longas”, conclui o doutor.
Com tudo anotado, agora é hora de se preparar para iniciar os treinos e sair para correr, participando da nova tendência fitness do ano.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.