Mito ou verdade: existe dia do lixo e tem como ele não prejudicar a sua dieta?
Dia de "compensação" por seguir a dieta pode ser prejudicial
O termo “dia do lixo” se popularizou baseado em dietas muito restritivas em que em apenas um dia da semana você poderia comer o que você gostasse. Mas esse dia inserido na dieta é mito ou verdade? Existe uma maneira saudável de fazer esse escape da rotina? O portal LeoDias conversou com a nutricionista Adriane Dias sobre o assunto.
“Como nutricionista eu acho esse termo horroroso, uma nomenclatura que diminui a alimentação a apenas contagem calórica, sem considerar questões afetivas, sociais e culturais. Além de ser problemático pela questão econômica do país, que é marcado pela fome e pelo desperdício de alimentos. Não existe alimento lixo”, define Adriane.
Ela ainda explica que um dia de abundância e exageros não traz equilíbrio a sua rotina: “Outro parâmetro a se pensar é que se no seu planejamento alimentar é preciso fazer um dia inteiro de abundância calórica, ele não está coerente com a sua vida. As dietas muito restritivas são impossíveis de serem mantidas por muito tempo, o que vai em desencontro com um estilo de vida saudável”.
Se você está em processo de emagrecimento, Dias indica uma refeição livre: “É melhor fazer uma contenção de ‘danos’, praticando a refeição livre, onde você escolhe uma refeição para comer sem preocupações em relação a contagem calórica ou a qualidade nutricional daquele alimento e não o dia inteiro. Isso é possível quando você gosta da sua alimentação diária, não sentindo mais vontade de comer o dia todo uma ‘fast food'”.
Veja o vídeo
Ver essa foto no Instagram
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.