Neurologista explica as diferenças cognitivas entre homens e mulheres
Entrevista ao portal LeoDias elucida motivo das mulheres falarem mais que os homens

Entre as inúmeras diferenças entre homens e mulheres entre vários campos, também existe na área cognitiva. Segundo o neurologista da Rede D’OR, Dr. Sergio Jordy, em entrevista à reportagem do portal LeoDias, as mulheres são favorecidas no emocional e verbal, já os homens, são favorecidos na “luta ou fuga”.
“O cérebro masculino e feminino apresentam diferenças relativamente pequenas, mas muito importantes. Embora o cérebro do homem seja ligeiramente maior em média do que o feminino, não significa maior capacidade cognitiva”, esclareceu o especialista.
Veja as fotos
Segundo ele, as mulheres têm maior conectividade entre os hemisférios cerebrais, favorecendo a integração emocional e verbal. Elas ativam, comumente, mais áreas relativas à linguagem e empatia. Em relação ao estresse, as mulheres tendem a ter uma resposta mais empática e comunicativa.
“Os homens costumam ter maior conectividade dentro de cada hemisfério, favorecendo habilidades visuoespaciais [capacidade para representar, analisar e manipular mentalmente os objetos]. Eles ativam mais o processamento motor e espacial. Homens ativam mais o mecanismo de “luta ou fuga””, explicou.
Para o médico, as diferenças são mínimas e podem variar muito de pessoa para pessoa, envolvendo os fatores ambientais e culturais. Também é importante evitar estereótipos. Diferenças cerebrais não devem ser usadas para justificar desigualdade de oportunidades ou capacidades.
“O que mais impacta o desenvolvimento cognitivo é o estímulo intelectual, o afeto, a educação, o estilo de vida e a cultura, fatores que valem para ambos os sexos”, finalizou o Dr. Sergio Jordy em entrevista para este veículo.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.