Procedimento polêmico feito por famosos, PMMA pode ser banido do Brasil. Entenda!
Conselho Federal de Medicina entra com ação para banir de vez o material do Brasil
O Conselho Federal de Medicina (CFM) apresenta à Anvisa, nesta terça-feira (21/1), um documento solicitando o banimento do PMMA (polimetilmetacrilato) no Brasil. Este material plástico é amplamente utilizado em diversas áreas, como na fabricação de lentes, tratamentos odontológicos e procedimentos ortopédicos. Nos últimos anos, ganhou destaque na estética, sendo utilizado para o aumento de volume em regiões como bumbum, coxas e rosto. Seu uso, no entanto, já causou mortes. Famosas como Maíra Cardi e Hariany também já recorreram à substância para fins estéticos e assumiram publicamente o arrependimento.
O motivo do órgão pedir o banimento do material no Brasil é uma preocupação envolvendo os inúmeros casos de complicações de pacientes, sobretudo na área estética. O CFM aponta que a aplicação do material não tem sido feita por médicos. O pedido será levado à Anvisa.
Veja as fotos
O uso de PMMA no Brasil, até então, é liberado apenas para dois casos, conforme a Anvisa: correção de lipodistrofia (alteração no organismo que leva à concentração de gordura em algumas partes do corpo) provocada pelo uso de antirretrovirais em pacientes com síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) e correção volumétrica facial e corporal, que é uma forma de tratar alterações, como irregularidades e depressões no corpo, como em casos de poliomielite, fazendo o preenchimento em áreas afetadas por meio de bioplastia.
Famosas já usaram e se arrependeram
Após usar o PMMA no nariz, a influenciadora Hariany acabou se arrependendo. Conforme ela disse ao portal LeoDias, ela fez o uso do material em um procedimento no nariz sem saber dos riscos. Durante o relato, Hariany contou que não tinha noção sobre os perigos do uso do polimetilmetacrilato, componente plástico sintético, que pode causar inflamações, infecções, necrose e até levar à morte. A nora do cantor Leonardo explicou que ganhou o procedimento e o aplicou sem saber dos riscos.
“Achava que estava arrasando, sem saber que o PMMA era uma substância permanente e que poderia ter efeitos adversos. O acompanhamento após a aplicação também não foi o ideal, o que fez com que eu ficasse ainda mais insegura”, disse a influenciadora, que lidou com complicações estéticas.
“Com o tempo, comecei a perceber que o PMMA não agia como eu esperava. Inicialmente, o resultado parecia satisfatório, mas gradualmente o produto começou a pesar e afetar a estética do meu nariz, fazendo com que a ponta caísse”, contou a namorada de Matheus Vargas.
“Foi um choque perceber que era uma substância permanente e que os efeitos poderiam ser irreversíveis”, explicou. Recentemente, a ex-sister passou por uma cirurgia plástica para corrigir a ponta caída do nariz e revelou que os comentários nas redes sociais também influenciaram sua decisão.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.